Whatsapp como mensageiro nos negócios!

porThamyres Rodrigues

Whatsapp como mensageiro nos negócios!

Whatsapp um aplicativo revolucionário que veio para complementar o relacionamento pessoal!

Mas, que não ficou apenas como uma rede social, tornando-se também uma nova oportunidade para implementar os negócios.

Comunicação simplificada

Uma das grandes funcionalidades desta ferramenta é a possibilidade de trocar mensagens, fazer ligações e videoconferências o que possibilita uma larga interação entre pessoas gerando mais proximidade e estreitando os relacionamentos.

Como o Whatsapp auxilia nos negócios?

Por ser uma ferramenta que permite se comunicar sem o auxilio de haver muitos custos além de uma conexão com a internet, o que já é algo muito benéfico, permite que a comunicação entre clientes e empresas seja mais ágil.

Comparando com o meio convencional de comunicação, o e-mail, percebeu-se que a taxa de abertura de mensagens através do aplicativo Whatsapp se tornou relativamente maior, segundo dados do site da Revista PEGN, cerca de 98% dos usuários abrem e leem as mensagens em até 3 segundos.

Desta forma agilizando a comunicação, não há o porque sua empresa não aderir a esta ferramenta para aumentar o relacionamento com seus clientes e fazer novos negócios.

5 dicas do Whatsapp para negócios

Você pode utilizar o aplicativo para responder dúvidas, agendar horário de prestações de serviços, ofertar dicas, divulgar promoções, convidar seus clientes para eventos e muito mais. Mas como adotar essas estratégias de marketing digital?

  1. Determine o número e horário de atendimento

    Separe um número de celular específico para suas transações comerciais, misturar pessoal com empresarial se torna um pouco amador, afinal você deve estar disponível no seu horário de trabalho e não antes e depois do mesmo.

    Se você trabalha das 8h às 18h, fixe para o seu cliente que é dentro deste horário que ele poderá lhe enviar e solicitar o que for necessário, passando do mesmo, a resposta deverá ser dada no dia seguinte e você deverá estar desconectado deste aparelho.

  2. Divulgue aos seus clientes

    Com esta nova forma de comunicação, agora é a hora de divulgar, na sua assinatura de e-mail, contato das redes sociais, site e também nos seus materiais impressos.

  3. Crie padrões de respostas, mas não se torne um robô!

    Automatizar facilita e muito, já que você como empreendedor tem muitas responsabilidades e não pode ficar 24h respondendo as mesmas dúvidas, porém é importante que você não se torne artificial.

    Muitos de nós, não gostamos de cair em um auto atendimento, onde não conquistamos a resposta desejada, portanto utilize um tom e voz para padronizar as perguntas frequentes e tente ser natural e ofertar um ótimo atendimento ao seu cliente de modo personalizado.

  4. Crie um opt-in

    Solicite a permissão ou faça com que seus clientes solicitem para participar do seu Whatsapp. De modo que a pessoa concorde autorizando receber essas mensagens, já que no aplicativo ao receber uma mensagem não autorizada a pessoa pode bloqueá-lo.

    E ao ser bloqueado muitas vezes, como se você fosse um “spammer”, você pode correr o risco de perder a sua conta no aplicativo.

  5. Crie listas de transmissão para seus clientes no Whatsapp.

    Nela você pode optar por quais clientes você deseja que recebam determinada mensagem e qual e segmentar essas listas por tipo de serviços que seus clientes tem interesse.

    Em cada lista de transmissão você consegue inserir aproximadamente 256 usuários e transmitir a mensagem individualmente sem que o mesmo saiba que você esteja mandando essa mensagem por grupo.

Vantagens

Você viu que é possível se aproximar de seu cliente, sem empurrar a ele um turbilhão de propagandas mas sim gerar um relacionamento, variando sua forma de se comunicar.

Muitas empresas como a Hellman’s Brasil, obtiveram sucesso com essa ferramenta, já que os usuários se interessavam em participar de sua lista pois sabiam que lá receberiam frequentemente dicas de receitas e também técnicas na cozinha e não apenas ofertas de preço baixo da maionese.

Você tem muito a ganhar com essa estratégia e dentre os benefícios é possível citar:

• Estreitar o relacionamento
• Engajar mais clientes e quem sabe converter novos clientes
• Agilizar o atendimento
• Estar atualizado com a tecnologia
• Conhecer mais profundamente o interesse de seus clientes.

Gostou das dicas?

Se você já utiliza desta estratégia nos seus negócios, compartilhe sua dica e não deixe de nos acompanhar aqui no blog e também nas redes sociais.

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E se você ainda não conhece o nosso trabalho, dê só uma olhadinha no que podemos ser útil para a sua empresa.

Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

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