Redes sociais: Gerenciar é melhor do que postar!

porThamyres Rodrigues

Redes sociais: Gerenciar é melhor do que postar!

Hoje em dia empresas estar presente nas redes sociais não é nenhuma novidade. Mais do que colocar sua cara a tapa é importante saber administrar os conteúdos, a interação de seus clientes e fãs e principalmente saber lidar com comentários negativos.

Se você ainda não faz esse tipo de gerenciamento, fique tranquilo, com essas dicas você pode mudar a forma de relacionar-se com seus potenciais clientes.

Crie seus perfis

Muitas vezes quem está começando não tem ideia de qual a melhor rede social para criar um perfil corporativo, mas porque não testar e descobrir onde o seu público se encontra?

Após perceber o local onde há maior interatividade, você estará apto a investir nessas redes para alcançar o seu público-alvo e não necessariamente continuar com o perfil nas outras redes que não te trazem resultado.

Mas é claro, se você desejar manter esses perfis atualizados os mantenha, mas lembre-se que menos é mais e qualidade é melhor do que quantidade.

Perfil criado, como proceder?

Padronize sua identidade visual, insira seu logo, fale um pouco sobre a sua empresa, se houver espaço para inserir uma capa, deixe a mostra seu telefone, site e do que se trata a sua empresa.

O padrão ajuda a criar associação visual, assim sempre que você atualizar, estando no meio de milhares de empresa, a pessoa que visualizar com certeza se recordará que se trata de uma propaganda ou conteúdo do seu negócio.

Após isso, é importante definir um tipo de linguagem com base no seu tipo de público. Tendo ou não um perfil de persona definido, você saberá como abordar esse tipo de cliente e nas redes sociais não é diferente.

O que devo postar?

Tendo em vista que é uma rede social, buscar apenas vender não é a melhor opção, mas mesclar estratégias pode ser uma boa pedida se você quer conquistar a atenção de determinado cliente.

Antes de publicar, sempre é preciso planejar. E isso você fará tendo um objetivo a vista:

  • Você quer divulgar sua marca?
  • Utilizar as redes como canal de comunicação?
  • Ter apenas uma página de fãs?
  • Divulgar conteúdos relacionado aos produtos e serviços prestados por você?
  • Vender seus produtos ou serviços na rede?

Decidindo o objetivo, agora fica fácil pensar no conteúdo e assim gerenciar o que será postado.

Divulgando a sua marca, você pode colocar sobre:
– Quem é a sua empresa
– Atualizar seus fãs sobre o que você comercializa
– Apresentar resultados positivos, como ingresso de novos clientes
– Mostrar eventos e feiras que você e sua empresa participa
– Mostrar resultados e benefícios através do uso de seus produtos

Utilizar como canal de comunicação, você pode:
– Interagir com seus clientes buscando opiniões
– Fazendo pesquisas para melhoria nos seus serviços
– Perguntar o que eles gostariam de novidade na sua empresa

Apenas uma página de fãs
– Apresentar tudo o que está rolando na sua empresa

Divulgação de conteúdos instrutivos
– Apresentar conteúdo com modo de uso
– Vídeos educacionais
– Novidades no seu mercado de atuação

Realizar suas vendas
– Sua vitrine de divulgação
– Apresentar resultados de clientes, referente aos seus produtos
– Oferecer descontos
– Realizar apresentações dos produtos e serviços

Leia mais: Como organizar seus posts nas redes sociais?

Cada coisa em sua rede social

Cada rede social tem um objetivo e uma forma de contribuir com o seu negócio.

O Instagram e Pinterest, por exemplo, são focados mais em imagens, então se você comercializa produtos via e-commerce é uma ótima pedida para apresentar o que você tem para vender.

O Facebook é uma febre mundial, então estar nessa rede é muito bacana para interagir nos grupos, utilizar vídeos demonstrativos, imagens, ofertas e tudo o que a rede social lhe permitir fazer.

O Youtube e Vimeo são ideias para conteúdos em vídeo, como tutoriais, propagandas e apresentações.

O Linkedin é mais voltado para o meio corporativo, se quer divulgar vagas, realizar network com outros profissionais da área, ou se você trabalha com B2B, essa é a rede ideal.

O Google, é o top entre os buscadores, ter um perfil no Google +, é muito positivo para que seus conteúdos sejam exibidos nos resultados de busca dele.

Existem inúmeras plataformas, divulgamos as mais populares, mas você pode entrar naquelas que estejam dentro do seu nicho de mercado.

Quando devo postar?

Isso é algo que você mesmo vai descobrir com o tempo. A frequência é de suma importância, mas os resultados você poderá obter através de testes e conforme os dados analíticos que hoje muitas redes sociais oferecem.

Depois de descobrir você saberá quando é o melhor momento para postar conteúdos e para postar divulgações de vendas.

É importante que você tenha um calendário planejando os tipos, dias e horários para cada conteúdo:
– Propaganda de vendas
– Conteúdo em vídeo
– Conteúdo em blog
– Infográfico
– E-books

Tendo isso bem organizado, você será capaz de se organizar bem e gerenciar suas redes sociais com mais qualidade.

Gerenciando minhas páginas

Não adianta postar e não planejar seus conteúdos buscando resultados assertivos. Em cada planejamento devemos ter metas, isso fará com que possamos ter um melhor direcionamento para saber onde continuar e onde mudar.

Gerenciar seus fãs é importante, como atender uma solicitação de orçamento, responder alguma dúvida, saber lidar com comentários negativos não excluindo ou respondendo de modo a culpar a pessoa.

Tudo isso é importante para manter uma boa reputação nas redes sociais. Afinal, construir uma página é fácil, mas manter a sua imagem não, pois ela pode ser denegrida quando você menos esperar.

Para os comentários negativos é importante que você mantenha a postura e seja solicito buscando solucionar o problema de forma amigável, mostrando para a pessoa que reclamou que o ocorrido foi somente um inconveniente.

Além disso buscar realizar um pós-vendas e solicitando o feedback desses clientes para saber como melhorar.

Tudo é estratégico, mas depende de você conquistar novos negócios.

Não tem tempo de gerenciar suas páginas?

Conte com a Lynx Comunicação para lhe auxiliar nesse processo. Além de buscarmos conteúdo atrativos para o seu negócio, buscamos deixá-los otimizados para os mecanismos de busca, visando aumentar ainda mais a visibilidade da sua marca.

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Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

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