A influência da psicologia das cores nas marcas

porFran Dias

A influência da psicologia das cores nas marcas

Talvez você possa estar se perguntando o porquê de tantas marcas de “fast food”, por exemplo, possuírem praticamente as mesmas cores em seus logos. E o porquê escolher a cor de uma marca não é algo simples e fácil, apenas por escolher.

Neste artigo, você vai ter um novo olhar “filosófico” sempre que for impactado por uma marca ou propaganda.

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores nos ajuda e influência muito no nosso cotidiano, preferências, interesses e sentimentos. O estilo de roupa, a cor da parede e até mesmo de produtos e marcas ativam mecanismos psicológicos que transmitem emoções específicas a cada pessoa.

Tendo em vista este turbilhão de sensações e sentimentos a psicologia das cores visa estudar o significado sobre determinados estilos de vida.

E porque isso é importante para o seu negócio?

A escolha da cor permitirá transmitir a mensagem desejada ao cliente e associar a sua marca. Segundo pesquisas realizadas pela Seoul International Color Expo, cerca de 92,6% da população avaliam o visual antes de realizar uma compra e 84,7% dizem que a cor representa mais da metade de fatores na escolha de produtos.

Dos maiores benefícios podemos citar:

• Aumenta o reconhecimento da marca (memorização e associação)
• Aumenta o nível de vendas
• Envolve o público e gera interação
• Prende a atenção
• Atrai novos clientes
• Transmite sentimentos e sensações

Como aplicar e a quais ramos se destina?

Cada cor traz consigo uma mensagem que acionam os 5 sentidos, audição, visão, olfato, tato e paladar, parece bobagem mas esta é uma ferramenta poderosíssima que contará ao seu favor, se estiver pensando em montar uma marca ou repaginar o seu negócio.

Confira os significados das cores abaixo:

VERMELHO:

Marcas - Vermelho

<Imagem/Fonte: Tino Business>

Com a fama de ser a mais quente das cores, representa a paixão, emoção, energia e o poder. É ativa, dinâmica e possui personalidade forte para quem gosta de utilizá-la.

É estimulante e enérgica, razão pela qual vários restaurantes de “fast food” utilizam-na em suas marcas. Representa saciedade e rapidez.

Ideal para ramos alimentícios, sex shop e afins.

VERDE:

Marcas - Verde

<Imagem/Fonte: Logaster>

Fortemente associada à tranquilidade e saúde passa a sensação de equilíbrio, vitalidade, estabilidade e positividade. Se sua marca busca mostrar estes objetivos para os seus clientes, porquê não arriscar?

Ideal para farmácias de produtos naturais ou lojas relacionadas diretamente a saúde e bem-estar.

ROXO:

Marcas - Roxo

<Imagem/Fonte: Welancer>

Representa a sabedoria e transmite calma para quem a usa, está fortemente ligada à espiritualidade. Segundo a psicologia, esta cor trabalha com a criatividade e pode ser a cor da riqueza e do sucesso.

Quem sabe, utilizando esta cor cor em sua marca, seu negócio se tornará um sucesso?

Ideal para lojas de artigos religiosos.

LARANJA:

<Imagem/Fonte: Adalbra>

De todas as cores que falamos até agora, o laranja é a mais equilibrada. Transmite calor e entusiasmo, juventude é muito alegre, ativa e excitante (por se aproximar do vermelho) e cítrica. Se seu negócio passar essa imagem, use-a!

Ideal para negócios de entretenimento (canais de TV) e artigos esportivos por exemplo.

AZUL:

<Imagem/Fonte: Adalbra>

Se você busca calma, confiança e segurança, o azul é a cor ideal. Assim como o roxo, esta cor está relacionada à espiritualidade e estimula a criatividade. Se quer um negócio que passe credibilidade, utilize esta cor em sua marca.

Muito utilizada pelo ramo da saúde, empresas de tecnologia e seguradoras.

AMARELO:

Marcas - Amarelo

<Imagem/Fonte: Adalbra>

Esta cor é super energizante e é a mais brilhante de todas, ajuda na concentração e estimula o otimismo! Se você utilizar essa cor em seu negócio passará uma imagem bastante acolhedora e feliz.

Ótima para restaurantes, escritórios, postos de gasolina.

Contrate um profissional!

Agora que você já conhece um pouco sobre o significado das cores segundo a psicologia, tome cuidado ao escolher a cor principal de sua marca. Ela pode se tornar um fator muito importante na hora de conquistar seu público.

Contrate um profissional para auxiliá-lo nas melhores cores para sua identidade visual. Fale com a Lynx Comunicação.

 

Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

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