Como produzir fotos de produtos?

porThamyres Rodrigues

Como produzir fotos de produtos?

Que uma imagem vale mais que mil palavras, todo mundo sabe, mas e quando se trata de seus produtos, você sabe como deixá-los atraentes e coerentes com a sua proposta de venda?

Confira algumas dicas sobre como criar fotos de seus produtos e aumentar as vendas do seu e-commerce.

Fotografia Still

Popularmente conhecida como fotografia de e-commerce, este estilo de foto é voltado para a produção de artigos e produtos, seja alimentícios, bijuterias, utensílios domésticos ou artigos de decoração.

Recebe este nome devido ao tipo de pintura still life, que retratam imagens de pinturas de frutas, vasos e etc. E hoje é um ótimo estilo para convencer o cliente a comprar o que você tem a oferecer, aguçando a visão a ser mais palpável, tendo conhecimento e ideia do produto e suas características.

Como fazer boas fotos?

Você não precisa ser um fotografo para tirar boas fotos, é claro que com o auxílio deste profissional você terá um trabalho excelente. Porém se ainda não tem verba para este tipo de investimento e precisa começar a vender você precisará começar de alguma forma.

Ter um equipamento bom ajuda, mas ter técnica, inspirações e referências vão nortear o caminho a seguir.

Se você não é um expert em fotografia mas quer melhorar suas produções confere essas dicas!

Fundo infinito:

Você já ouviu falar neste recurso utilizado em fotografia? Pois bem nada mais é do que um ambiente branco onde o chão não tem marcas, ele é arredondado para dar a sensação de infinito.

Fundo Infinito

Fonte/Imagem: MD Arte Foto

Você pode fazer este fundo utilizando cartolina branca ou preta, posicionando-a na vertical e deixando uma sobra da cartolina sobre a mesa ou o chão onde você vai fotografar. Basta apenas prender com uma fita dupla face ou “durex” na parede e iniciar as fotos.

Iluminação:

Existem duas alternativas para você que quer dar um ar mais profissionais para os seus produtos, você pode usar e abusar da luz natural ou utilizar de “mini estúdios” para fotografar seus produtos.

  1. Se você utilizar da luz natural, o início da tarde é um ótimo momento para uma captação de luz suave e que deixará suas fotos incríveis, basta posicionar o produto próximo de um local onde tenha uma janela e iniciar seus cliques.
  2. No caso de mini estúdios ou softbox (tipos de refletores de luz) para auxiliar na iluminação, você pode pode adquirir em lojas especializadas em equipamentos de iluminação para fotografia ou montar o seu próprio.

Composições:

Dependendo do caso você pode brincar com a composição de fotos para dar um ar mais sofisticado, por exemplo no caso de uma divulgação de um produto de seu e-commerce é ideal um fundo neutro destacando apenas o produto para não confundir o cliente sobre o que você está vendendo.

Já no caso da promoção de seu produto em um banner, você pode produzir a foto com mais elementos.

Foto Still com fundo infinito - Lynx Comunicação   Foto Still com composição - Lynx Comunicação

Por exemplo, você vende produtos alimentícios na comercialização do pacote de pistache, a foto no e-commerce deve constar apenas a embalagem, mas no banner de divulgação, pode conter o pacote, mais um bowl com pistaches dentro sobre uma mesa.

Fundos diversificados:

Você pode usar vários elementos para compor o seu fundo, desde a tela do computador, a papeis e tecidos com texturas interessantes e que combine com o seu tipo de negócio. Use a criatividade e busque por elementos atraentes.

Ângulos e escalas:

O ângulo perfeito é aquele que exibe o produto da forma mais bonita esteticamente e exiba seus detalhes, por isso não economize com uma única foto, disponibilize as variações e detalhes do produto.

A escala do produto vai ajudar com que o cliente tenha uma base do tamanho do que se está oferecendo. Observe a foto abaixo de joias para noiva, onde é possível ter uma ideia do tamanho do colar e anel.

Exemplo foto em escala - Lynx Comunicação

Filtros?

Muitas pessoas gostam de usar os filtros disponíveis em aplicativos, mas o ideal é abandonar a ideia já que cada foto pode apresentar tonalidades diferentes e confundir o consumidor que pode perder a confiança na sua loja.

Você sabia que 67% dos consumidores dizem que o fator mais importante é o qualidade da imagem? Então bora, criar uma foto bonita e bem iluminada!

Inspirações:

Confira algumas ideias, solte sua criatividade e comece a produzir fotos incríveis para divulgar e apresentar o seu negócio!
Inspirações fotos de produtos - Lynx Comunicação

Gostou de nossas dicas? Então continue acompanhando e compartilhe com os seus amigos.

Ah e não deixe de visitar o site para conhecer nosso trabalho: www.lynxcomunicacao.com.br

Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

Como organizar seus posts nas redes sociais? | Lynx ComunicaçãoPostado em3:59 pm - dez 27, 2017

[…] Que tal produzir você mesmo suas fotos? Confira! […]

Deixe uma resposta