Por que preciso ter uma identidade visual?

porFran Dias

Por que preciso ter uma identidade visual?

Por que preciso ter uma identidade visual? Agência Lynx ComunicaçãoTodos nós dispomos de um documento de RG, um registro que nos garante cidadania, o direito de viver em sociedade e que nos identifica, através de numeração, dados pessoais, local, data de nascimento, foto e assinatura.

Sem um RG não poderíamos ser reconhecidos na sociedade não é mesmo? Da mesma forma, uma empresa precisa ter uma identidade visual  com características únicas que as distinguam dos demais.

Muito mais que um logo

A identidade visual é muito importante para que a sua empresa seja conhecida ou reconhecida no mercado, pois representa através de formas gráficas somados aos valores e conceitos organizacionais, do que se trata o seu negócio e como ele será representado para que outros possam identificá-lo ou associá-lo.

A sua marca tem o dever de se tornar o elemento mais importante, pois é ela quem carregará tudo o que você, sua equipe, seu produto ou serviço representam. Desta forma se bem estruturada através da identidade visual, sua empresa conseguirá ditar a mensagem que deve ser passada para o público.

Prezando reforçar um padrão, a “ID visual” faz com que sua marca seja bem representada e fixada na mente dos consumidores, sem o risco de passar a imagem errada, já que ao utilizá-la para qualquer trabalho, o profissional receberá um manual prático que o guiara como a marca deve e pode ser utilizada.

Quem precisa ter uma identidade visual?

Todos. Este processo não serve apenas para quem está iniciando um novo negócio, mas também para aqueles que buscam reformular a sua imagem e se destacar no mercado.

Como dissemos anteriormente, é preciso padronizar a imagem de sua empresa para transmitir a mensagem correta e qualquer ação onde haja processo criativo exigirá que você possua esse material em mãos, para que obtenha um trabalho profissional e indicado com o seu objetivo inicial (fortalecer seu nome, tornar sua empresa mais conhecida, divulgar um produto, etc).

Agora que você já está craque no assunto, vamos entender um pouco do processo.

Confira este vídeo para esclarecer algumas dúvidas!
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Como funciona o processo de criação?

Através de alguns passos é possível solicitar e organizar todos os detalhes que deverão estar presentes durante o processo de estudo, criatividade e execução deste trabalho.

1. Briefing:

Para o inicio da criação da Identidade Visual da sua empresa ou marca é necessário reunir algumas informações e itens dos mesmos antes de se iniciar o processo. O briefing, nada mais é do que uma entrevista que permite a coleta de informações organizadas para a compreensão da essência de sua empresa, seu público, concorrentes e o que for essencial para a produção de algo de modo a esclarecer as reais intenções que a empresa tem para apresentar ao mercado. Exemplo:

• Quais produtos/serviços a sua empresa trabalha?

• Quem sãos os seus principais concorrentes?

• Quem é o seu público-alvo?

• Qual a mensagem que sua marca deseja transmitir?

2. Brainstorm:

Quantas vezes tentamos criar algo e encontramos dificuldades? Para todo processo de criação é fundamental utilizar o método de Brainstorm, também conhecido como “tempestade de ideias”.

Este método consiste em obter ideias a partir de um conceito, onde um grupo de pessoas se reúne e cada pessoa contribui com ideias aleatórias que vem instantaneamente e que podem ser de super interessantes as mais óbvias. O intuito encontrar a melhor solução, pensando em alguns modelos de marca e referências que podem inspirar para desenvolver a proposta mais adequada as suas necessidade.

3. Referências:

Inspirar-se em uma marca ou concorrente é muito bom para que você tenha um norte para o estilo que deseja seguir. Assim, você possui uma ideia formada e um conceito que o designer deverá seguir.

4. Características:

Definir cada detalhe é de suma importância para que tudo saia conforme o planejado no resultado final. Podemos incluir nestes itens a escolha da fonte, as cores e seu estilo.

Fontes:

Deve ser atraentes porém visíveis para que não confunda a leitura e seja legível para quem ainda não conhece o seu negócio. Nem sempre aquilo que julgamos bonito é funcional para o seu tipo de negócio.

Cores:

Nem sempre o verde, amarelo ou fúcsia berrante, são os ideais para tornar sua marca atrativa. A escolha de cores devem ser feitas com sabedoria. Para isto é necessário um estudo de cores, que combinem entre si e que remetem a mensagem que sua empresa quer passar captando a essência da sua marca.

Estilo:

Escolha um modelo de logo que remeta o que é a sua marca, não seja modesto mas não exagere, opte por algo que seja facilmente identificável e memorizável. Marcas a Apple por exemplo, possui um ícone simples, mas com um conceito de grande valor e lembrança na mente das pessoas.

5. Design:

Após todas essas analises é a hora de colocar em prática. Desenvolva rascunhos de ideias que você imagina para o seu logo e assim que encontrar aquele que mais lhe agrada, crie as devidas aplicações de como sua marca deverá ser utilizada em cada situação.

Nossa dica final: Contrate um profissional!

Por mais que você tenha entendido o processo, deu para perceber que o manual de identidade visual, não é algo tão simples e rápido de se fazer, exige muito estudo, conhecimento técnico e habilidades, por isso um profissional qualificado para realizar o processo de criação de sua Identidade Visual é fundamental.

A criação exige cuidados que não devem ser executados por um leigo ou sub entendedor de design gráfico. Como instruímos nas informações anteriores, cada detalhe precisa ser estudado para que a sua empresa demonstre a mensagem desejada corretamente.

Se precisar de uma ajudinha para a criação de sua Identidade, pode contar conosco para auxiliá-lo neste processo tão importante para a sua empresa! A Lynx Comunicação trabalha com seriedade no ramo de criação de Identidade Visual e sabe captar o espírito de seu negócio.

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Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br

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Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

6 erros para evitar ao criar um logo! | Lynx ComunicaçãoPostado em11:37 am - dez 8, 2017

[…] sua empresa quer mostrar uma imagem profissional, não pode criar o ponto focal da sua identidade visual de qualquer […]

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