Pesquisa de mercado para um negócio de sucesso!

porThamyres Rodrigues

Pesquisa de mercado para um negócio de sucesso!

Começar um novo negócio, é algo desafiador. E para que este empreendimento dê certo, é preciso utilizar de algumas ferramentas de estudo como a pesquisa de mercado ou pesquisa de marketing para que você conquiste o público certo, no local certo e oferecendo o negócio certo.

Embora pareça algo tão complexo e cansativo de fazer, é importante para que você não tire uma ideia da cabeça e se fruste por ele não te trazer frutos devido a um mal planejamento.

Como é melhor prevenir do que se remediar, confira como montar a sua pesquisa e se tranquilizar para começar um novo negócio sem inseguranças e com o risco de não dar certo.

Pesquisa de mercado

Consiste em um estudo onde visamos entender melhor sobre o nosso nicho de atuação, onde iremos atuar, quem terá interesse no que estamos dispostos a vender, de que forma podemos alcançar essas pessoas e até mesmo qual o preço que elas estão dispostas a pagar por nosso produto/serviço.

Não vou mentir, que este é um processo trabalhoso e que pode demorar, mas é importante ter esses dados em mãos, tendo a certeza do que você está fazendo do que se basear em achismos.

Objetivo da pesquisa

Antes de iniciar um formulário de perguntas, vamos organizar as etapas para que tudo saia bem planejado e de acordo com o que se espera.

Pense qual é o objetivo com esta pesquisa:

  • Descobrir a aceitação do seu nicho dentro da região (Negócio de Sucesso ou Fracasso)
  • Conhecer as preferências do consumidor pelo seu produto (Descobrir gostos, ouvir opiniões, etc)
  • Analisar o potencial do mercado que você deseja atuar

Você pode ter várias dúvidas e somente definindo um objetivo principal, você já saberá qual caminho trilhar para desenvolver sua pesquisa de mercado.

Quem é o seu público?

Sim é preciso definir qual é o público com quem você deseja trabalhar, você pode predefinir esse público para abordar na hora de fazer suas pesquisas. Mas somente a pesquisa vai te responder se este são seus potenciais clientes ou não.

Defina uma amostra de pessoas, selecionando um perfil, sexo e um número de pessoas que você deseja coletar informações e depois dos próximos passos você poderá abordá-las.

Se você já possui uma clientela, busque fazer um cadastro e registrar a informações dos mesmo para ter acesso ao seu perfil de público.

E dependendo das informações que você obtiver, você pode construir sua persona a partir  daí.

Tipos de pesquisa

Se você já respondeu quizzes na internet pra saber “Qual é o signo que combina com o seu”, “Que tipo de personalidade é a sua” entre outros que circulam e fazem muito sucesso pela internet, você já deve ter conhecido as pequisas quantitativas.

Por serem perguntas fechadas, onde ou respondemos “sim” ou “não”, ou por certas vezes escolhemos uma opção. Essa forma de pesquisa ajuda a ter uma ideia ampla do que o seu público-alvo prefere.

Indo mais a fundo, quando você era jovem e preenchia os famosos cadernos de enquete, você lembra como as perguntas eram pessoais e cada pessoa respondia de forma diferente?

Esse exemplo podemos chamar de pesquisa qualitativa, que visa, entender os interesses e opiniões das pessoas.

Mesclar esses dois tipos, pode ser algo enriquecedor pra definir seu público e persona, conhecer seus interesses e saber quais melhores estratégias a serem adotadas.

Método de pesquisa

Há diversas formas que você pode realizar pesquisas, conforme a sua necessidade, desde a virtual à saída a campo.

Pesquisas virtuais podem ser realizadas, fazendo buscas em:

  • Sites como o IBGE e IPSOS que são especializados em pesquisas de mercado
  • Buscando em jornais, revistas e publicações online.
  • Criando um formulário no Google Forms e divulgando nas redes sociais e por e-mail.

Ou através de pesquisas de campo

  • Prefeitura do seu município
  • Associações comerciais, indústrias ou sindicatos
  • Dirigindo-se a uma unidade do SEBRAE
  • Entrevistas em frente a um estabelecimento que comercializa algo igual ou similar ao que você pretende.

Crie seu formulário de pesquisa!

Dentre as informações básicas que devem conter nesta pesquisa encontram-se:

  1. Nome
  2. Idade
  3. Sexo
  4. Região em que a pessoa mora
  5. Classe social
    Ex: A,B,C, D, isso você pode perguntar uma média da renda familiar para descobrir.
  6. Profissão
    Ex: Se é estudante, advogado, diarista, etc
  7. Formação profissional
    Ex: Ensino Fundamental (Completo/Incompleto), Ensino médio (Completo/Incompleto), Graduação em….
  8. Hábitos e interesses
    Ex: O que essa pessoa gosta de fazer?, Que tipo de produtos ela se interessa? Com que frequência faz compras?

As demais perguntas vão variar com o que você deseja descobrir para montar o seu negócio, lançar um novo produto ou expandir a sua empresa.

Analise de dados

Após concretizar sua pesquisa de mercado, agora você deve tabular os dados, ou seja, criar um formulário, com todas as respostas dos entrevistados. Assim você poderá comparar respostas e dados e concluir a ideia de quem é o seu público e se a sua ideia terá ou não sucesso.

Gostou do artigo de Pesquisa de mercado?

A Lynx Comunicação, trabalha com marketing digital, se você precisar de ajuda para divulgar o seu negócio e transformá-lo em um caso de sucesso. Confira o nosso trabalho e solicite-nos um orçamento sem compromisso!

Ah e aproveite para nos seguir nas redes sociais e aprender mais dicas de marketing para o seu negócio!

Facebook | Instagram Youtube | Linkedin Google+ 

Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

Deixe uma resposta