O que são influenciadores sociais?

porFran Dias

O que são influenciadores sociais?

O ato de influenciar alguém resulta, muitas vezes, em mudanças. Essas mudanças fazem com que o indivíduo influenciado possa agir de acordo com o que o influenciador o inspire a fazer.

Como tudo na vida, o ato de influenciar alguém pode ser benéfico ou maléfico (muita gente ao longo da história foi manipulada negativamente); por outro lado, muitas outras pessoas influenciaram outras que mais tarde viriam a se tornar grandes nomes.

Saiba como utilizar dos influenciadores para divulgar a sua marca.

O que são influenciadores sociais?

Os influenciadores sociais são pessoas responsáveis e capazes de “gerar comportamentos” de outros indivíduos, tanto no mundo “real” quanto no virtual, utilizando a sua influência para promover produtos, marcas e assuntos para um determinado grupo.

Eles utilizam a estratégia do “marketing de influência”, através de postagens em blogs, divulgação de produtos em fotos no Instagram (ou outras redes sociais com fotos) ou até mesmo com vídeos no Youtube!

Surgimento do marketing de influência?

Nas grandes empresas essa prática é muito comum, contando com atores como representantes das marca que os escolhem através de pesquisas por poder de influência e personalidades.

Tendo em vista que o cachê de um ator é muito alto a grande vantagem de se contar com um influenciador digital é a possibilidade de “pagar” de outras formas do tipo onde os dois lados saem ganhando e que consideravelmente é muito mais barato do que a opção inicial.

Confira o gráfico de influenciadores na indústria, segundo a pesquisa da The Shelf.

Influenciadores-na-indústria---The-shelf

Fonte Imagem: The Shelf 

Benefícios desta estratégia!

O marketing influenciador tem sido o novo rei da propagação de conteúdo. E isto pode ser facilmente visualizado nas vantagens que esse tipo de estratégia vem exercendo sobre as marcas:

  • Aumento nas vendas
  • Exposição da marca
  • Conquista de credibilidade e confiança
  • Aumenta a fidelização de clientes
  • Viralização de conteúdos sobre a marca
  • Aumento do engajamento em canais sociais

Segundo a pesquisa realizada pela The Shelf, a empresa diz que:

Pesquisa influenciadores the shelf

• 92% dos usuários confiam mais em recomendações de outras pessoas independente de conhecê-las ou não.
• 70% relatam que comentários de outros clientes são a segunda pesquisa mais confiável
• 47% de leitores consultam blogs para encontrar novas tendências e ideias
• 35% procuram por blogs para encontrar novos produtos
• 20% de mulheres ativas nas mídias sociais são motivadas a considerarem produtos por blogueiras que conhecem.

Como escolher os influenciadores?

Utilizar dos influenciadores para uma estratégia de marketing pode alavancar o número de inscritos, seguidores, vendas ou até mesmo aspirantes de sua marca, tudo dependerá do seu planejamento e qual a meta que você deseja alcançar.

Como dissemos o influenciador é uma figura importantíssima e que tem a capacidade de convencer outras pessoas a tomarem uma ação. Mas para adotar esta estratégia e fazer a melhor escolha deste parceiro, é importante atentar-se à alguns pontos:

  • Tenha um objetivo:
    Antes de buscar por um influenciador, tenha em mente quais são os seus reais objetivos, divulgar seu produto, promover sua marca, convidar o público a participar do seu evento ou se inscrever no seu curso?
  • Realize pesquisas:
    Ao fazer uma campanha com “um influenciador”, lembre-se que antes de se unir a ele, você deve analisar se o perfil do mesmo é compatível com seu objetivo. Faça uma análise com base:
    – Quantidade de número de seguidores ou inscritos caso ele possua um canal;
    – Se este influenciador está em alta;
    – A linguagem adotada por este influenciador para saber como ele aborda o público;
    – O interesse do público que é influenciado;
    – Como ele interage com o público e vice-versa;
    – Os trabalhos realizados com outras empresas, estando certo que a imagem da sua empresa não será prejudicada;
    – Pergunte-se se você se espelharia neste influenciador. Após analisar e pesquisar bastante tenha em mente que além deste influenciador atrair o público, permitirá que  sua empresa seja conhecida e facilmente encontrada.

Onde encontrar seu parceiro?

Eles estão em vários lugares como grupos nas redes sociais, listas do Twitter, canais no Youtube basta procurar e fazer suas análises e então convidar esta pessoa para uma possível parceria.

Pense nos termos (palavras-chave) que remetem ao que sua empresa faz. Por exemplo,você é um fabricante de cosméticos, liste palavras que tenham haver com esse tema, “dicas de beleza”, “hidrante para cabelos cacheados” e por aí vai, nessas pesquisas você encontrará blogs, canais, fóruns de discussões e vai conseguir facilmente identificar quem é este influenciador.

De que forma adotar essa estratégia?

De acordo com as necessidades da sua empresa você poderá bolar a melhor estratégia em conjunto com o influenciador para destacar o seu negócio. Confira!

Reconhecimento da marca:
Que tal apresentar a sua marca, produtos ou serviços para uma nova audiência? Desta forma você pode alcançar confiança através da criação de conteúdos desenvolvidos e propagados pelo influenciador.

Modo de usar:
Se seu produto é muito complexo de ser utilizado, porque não recorrer aos passo à passos em vídeo para sanar esta necessidade?

Autoridade na busca orgânicas (SEO):
O famoso linking building é uma ótima forma de gerar autoridade para o seu site. Conquistá-los não é uma tarefa fácil, mas tendo um influenciador com um blog/site com alta autoridade linkando a sua página, irá te trazer bons resultados nos motores de busca.

Demonstrações:
Apresentar seus produtos e de que forma podem ser utilizados, despertará a curiosidade de pessoas interessadas e que conheciam ou não sua marca, mas não tinha ideia do que ela poderia lhes proporcionar.

Ampliação de seguidores:
Que tal sortear alguns de seus produtos ou oferecer um conteúdo irresistível para que as pessoas acompanhem suas redes sociais através desta troca-troca.

Mudar sua imagem:
Sua empresa ficou negativamente conhecida? Os influenciadores podem alterar esta imagem.

Aumentar suas vendas:
Sim, como dissemos se a pessoa gosta do que vê e é recomendado por uma pessoa influente, é muito provável que ela converta em vendas.

Quanto custa?

É possível solicitar o mídia kit deste influenciador ou tentar uma parceria oferecendo seus produtos ou algo que seja relevante para essa pessoa divulgar o seu negócio sem que seja necessário investimentos.

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Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

Marketing de indicação como estratégia de vendas | Lynx ComunicaçãoPostado em12:51 pm - jan 5, 2018

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