O que é um site?

porFran Dias

O que é um site?

O que é um site? Lynx Comunicação

A internet é um mundo vasto onde podemos adquirir conhecimento à partir de vários temas e assuntos em sites diferenciados, mas isto nem sempre foi tão simples assim. Antigamente, quando precisávamos fazer algum tipo de pesquisa, tínhamos que recorrer exclusivamente aos livros e enciclopédias gigantescas e nem sempre encontrávamos o que gostaríamos, o que era decepcionante e cansativo.

Com o avanço da tecnologia e o surgimento da internet, a consulta por informação passou a ser mais ágil e também uma nova forma de gerar oportunidades de trabalho.

Você sabe o que é um site?

Site ou website é um conjunto de páginas virtuais que são acessadas através de um endereço em um navegador (aplicação usada para ter acesso à internet), sendo também traduzida como “sítio” por se tratar de um lugar na internet.

Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, a definição exata do termo é:

“Página ou conjunto de páginas da internet que disponibilizam informação sobre um serviço, uma organização, uma pessoa, uma empresa, etc; website; sítio.”

É a mesma coisa que e-mail?

Não, ambos são endereços eletrônicos porém um é destinado a divulgar o seu negócio expondo a história do seu negócio, produtos ou serviços e também seu contato (e-mail) para que seja possível encontrar a sua empresa, estando aberto para a visitação de qualquer pessoa do mundo, 24h por dia.

Enquanto o e-mail é uma ferramenta de uso pessoal ou profissional, onde é preciso ter um login e senha para acessá-lo não sendo visível à todos, sendo este  voltado para trocar mensagens, como era feito antigamente por cartas ou mensagens de SMS no celular, só que neste caso, utilizando a internet como canal de comunicação.

Para simplificar tenha em mente que:

Todo endereço de um site ou página virtual, como também é chamado, sempre inicia-se com “http://” ou como é mais popularizado pelo “www”, destinando-se cada usuário para uma página comercial.

Já os endereços de e-mail por sua vez são diferentes, possuem sempre uma arroba (@), sendo: seunome@gmail.com, por exemplo, e funcionam como um interceptador da comunicação entre uma pessoa e outra que também utilize uma conta de e-mail que também pode ser pessoal como empresarial.

Para quê serve o site?

É muito comum, uma pessoa que está vendendo um produto ou serviço necessitar divulgar seu negócio para que o mesmo se torne lucrativo e conhecido. Como estamos na era digital, o site hoje é uma ferramenta essencial com função de transmitir confiabilidade para seus possíveis visitantes interessados, com o intuito de:

  • Descrever o que a sua empresa faz;
  • Construir a sua reputação na web;
  • Auxiliá-lo na captação de clientes e;
  • Ampliar suas vendas.

Como criar seu site?

Como posso criar um site?

Para criar um site você pode contar com a ajuda de um profissional ou desenvolvê-lo sozinho se tiver experiência com programação, design ou mesmo utilizar as ferramentas gratuitas, que falaremos a seguir.

Mas de antemão para a construção de um site algumas informações são necessárias, sendo elas:

• Logo da empresa
• Descrição sobre quem é sua empresa
• Descrição dos produtos ou serviços
• Imagens do seu produto/serviço e se quiser também de sua empresa
• Clientes que você atende e se tiver um depoimento (ótimo)
• Formulário de contato, e-mail, telefone e endereço
• Caso deseje é importante disponibilizar as redes sociais em que sua empresa possui uma conta.

Solicitarei ajuda profissional, qual o próximo passo?

Caso você prefira deixar nas mãos de um profissional além das informações acima será necessário informar:

• Qual o seu objetivo com a criação do site ?
• Que tipo de linguagem será adotada ao seu público.
• Domínio do site (O nome dele: www.SEUSITE.com.br)
• Local de hospedagem (Qual empresa que você locou espaço para seu site estar no ar) e acesso a esta conta.
• Quantidade de páginas desejadas (O comum são 5 páginas, sendo a home, empresa, serviços, clientes e contato)
• Identidade do site (Fontes e cores a serem trabalhadas no layout)
• Imagens dos seus produtos e serviços
• Se você deseja um site responsivo (que se adapta ao tamanho de celulares, tablets e computadores de tamanhos diferentes) e/ou se deseja um site gerenciável (em que você pode fazer alterações, sem a ajuda de um profissional).

Existem detalhes que são particulares de cada empreendedor na questão de ferramentas ou mesmo a estética de sites que cada um admira, o bacana é sempre enviar uma referência para que o desenvolvedor possa ter uma base do seu gosto pessoal.

Site pago ou gratuito?

Site pago ou gratuito?

Se sua intenção é ter um site profissional, busque ajuda de prestadores de serviços qualificados que façam a criação e hospedagem (locação de espaço na internet, para que sua página esteja sempre no ar) do mesmo, para garantir um trabalho exclusivo e personalizado.

Hoje existem ferramentas gratuitas, que podem parecer atraente de imediato, mas que pode causar uma grande dor de cabeça quando houver algum erro ou necessidade em que você necessite de ajuda, já que oferecem recursos limitados e quase sempre não se preocupam em dar suporte aos seus usuários

Além do que se sua empresa busca passar seriedade o ideal é ter uma página em que tenha apenas o nome do seu negócio, sem divulgar a ferramenta que você criou o site site. Para você entender melhor, veja os exemplos abaixo:

Domínio (nome do site) próprio: www.lynxcomunicacao.com.br
Domínio de criação de sites grátis: www.lynxcomunicacao.NOMEDOSITEGRATUITO.com

Onde eu encontro um profissional?

No mercado existem várias empresas com preços diferenciados e alternativas para facilitar o pagamento, a Lynx Comunicação pode lhe ajudar com essa tarefa, e te orientar a cada passo, para que seu site seja atraente, funcional, além de estar aperfeiçoado para aparecer nas páginas gratuitas do Google, sem precisar investir muito dinheiro com propagandas patrocinadas.

Estamos a disposição para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais.

Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br

Aproveite e acompanhe-nos nas redes sociais:
Facebook Lynx Comunicação  Youtube Lynx Comunicação   Linkedin Lynx Comunicação  Google + Lynx Comunicação   Instagram Lynx Comunicação

Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

Deixe uma resposta