O que é Marketing de Conteúdo?

porFran Dias

O que é Marketing de Conteúdo?

Primordial dentro das estratégias, o marketing de conteúdo tem sido cada vez mais requisitado e utilizado para engajar e aumentar resultados quando se trata de converter novos clientes.

Como tudo na vida sofre mudanças e evolução as estratégias usadas têm evoluído muito ao longo dos anos e influenciado no crescimento de empresas independente do seu tempo de mercado. E é o porque disso que você vai entender após finalizar a leitura deste artigo.

O que é Marketing de Conteúdo?

É uma estratégia que instrui, ensina, direciona e esclarece algo a determinado grupo podendo ser tanto online e quanto offline. Sendo este responsável pela criação de conteúdo relevante e consequentemente gerando leads para tornar as empresas cada vez mais reconhecidas, principalmente na web, por suas qualidades, marcando assim a presença aonde quer que passe.

Quais as vantagens esta estratégia pode me oferecer?

1. Sua persona é sempre o foco:

O objetivo não é exibir as qualidades e as estratégias de sua empresa, mas sim atingir diretamente seu público alvo, ou seja, todo conteúdo gerado deve ser focado em sua persona, seja através de esclarecimentos de dúvidas ou oferecimento de conteúdo relevante como dicas, passo à passo, e etc.

2. Dentro e fora da web:

Embora a internet seja uma ferramenta indispensável nos dias atuais, esta ferramenta já tinha seu espaço muito antes da invenção dos computadores iniciando no século XIX com a revista sobre dicas de agricultura – “The Furrow” (1985).

Já na internet ela vem cada vez mais se difundindo em infográficos, vídeo aulas e blogs empresariais.

3. Além dos blogs:

Sem dúvidas um blog é um canal super importante, diria até que seja fundamental para uma estratégia de marketing de conteúdo porém não é a única. Existem muitas outras formas de criar conteúdo relevante na internet ou fora dela, e uma delas é a criação de vídeos para a web.

Muito além que uma simples postagem, criar vídeos trabalha não só com a parte visual, mas pode ajudar o espectador a fixar melhor em sua mente o conteúdo que está sendo abordado. E é claro, existem outras formas de comunicação para o marketing de conteúdo.

4. Respeite a qualidade e periodicidade de seus conteúdos:

O famoso ditado “quantidade não é qualidade” faz muito sentido neste caso.

Fazer publicações diárias podem ser ótimas saídas para manter seu site constantemente atualizado, mas de nada adianta tantos conteúdos se os mesmos não apresentarem qualidade. É muito melhor um conteúdo rico de informações do que apenas mais um conteúdo.

A frequência é algo que não tem volta, uma vez que se você determina postar diariamente, você deve manter um ritmo periódico de postagens, para que o leitor e espectador sinta-se aguçado e na expectativa de novos conteúdos relevantes.

5. Não use o “Ctrl C + Ctrl V”:

Desde a época da escola aprendemos que não se deve copiar e entregar algo que não é de nossa autoria. Tal “lição de moral” pode parecer um tanto quanto infantil, mas faz todo o sentido para quem quer criar um conteúdo de qualidade.

  • Crie um conteúdo exclusivo, embora uma boa pesquisa e inspirações em outros sites e blogs sejam importantes.
  • Quer utilizar uma frase ou trecho de um artigo, referencie sites com autoridade, ou seja, conhecidos!
  • Se este não for exclusivo, que seja único em sua forma de expressar o conhecimento.
  • Use e abuse de sua criatividade e tempo ao seu favor!

6. Mostre potencial:

Sua empresa tem muito potencial e guarda muitas dicas preciosas. Porém, essas “dicas” não precisam ficar guardadas em um baú a sete chaves. Você tem uma mina de conteúdo relevante em suas mãos, então porquê não botar em prática?

Fique tranquilo, pois você não vai revelar nenhum ingrediente secreto de sua receita, apenas mostrar “seus dotes culinários”, parafraseando.

Quem é responsável pelo Marketing de Conteúdo?

Não há regras quanto a isso. Se você tem uma empresa ou um negócio, não perca tempo, está  é uma poderosa ferramenta de divulgação e uma excelente forma de mostrar o seu potencial, portanto, comece hoje mesmo a criar conteúdo e expanda seus horizontes.

Mas não se esqueça de ser claro, não redundante e oferecer algo que você esteja certo que o seu público gostaria de saber, receber ou se informar a respeito.

Se ainda tem dúvidas de como começar, converse com aqueles a qual este conteúdo seria destinado e descubra seus medos e dúvidas.

Quando devo criar conteúdo?

Não perca mais tempo, se puder comece agora!

Seu negócio tem tudo para crescer usando essa estratégia, mas lembre-se de não se tornar “inoportuno” ao encher seu canal de comunicação com materiais “desnecessários”, poste apenas o que for útil e interessante para quem o acompanha.

Seu conteúdo é a alma do seu negócio, então se você tem alguma opinião ou algo que gostaria de compartilhar, procure utilizar seu blog, canal ou redes sociais pessoais para estas atividades e foque em oferecer no seu negócio apenas o que o seu público precisa.

Onde postar?

Aposte em blogs, redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, Whatsapp, Youtube…), ou até mesmo artigos em revistas e jornais, tanto impressos quanto online. Quanto mais mecanismos de comunicação utilizar, melhor, pois seu conteúdo será bastante acessado e consumido.

Quanto investir?

Muitas empresas começam com um pequeno número de funcionários, portanto, os que mais estão antenados no andamento da empresa são os que mais podem ajudar nas criações de conteúdo da mesma.

Mas, se sua empresa precisa avançar mas não possui tempo o suficiente para as publicações, contrate um profissional da área de criação de conteúdo.

Mesmo depois de todas essas informações, não sabe quem pode te ajudar?

A Lynx Comunicação pode cumprir este papel e se enquadrado nos moldes de sua empresa, para criar e gerar conteúdos relevantes.

Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br

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Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

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