O que é diagramação?

porFran Dias

O que é diagramação?

O que é diagramação Lynx ComunicaçãoGrande parte das propagandas impressas que consumimos em nosso dia a dia, como jornais, revistas ou tabloides com ofertas do mercadinho da região, utilizam da diagramação para que todas as informações estejam bem organizadas, de forma que você compreenda exatamente a mensagem passada.

O que é diagramação?

A diagramação nada mais é do que distribuir os elementos gráficos (imagens, textos e etc) em um material de divulgação, aproveitando cada espaço de forma que todas as informações fiquem claras e organizadas, deixando mais atraente aos olhos do leitor.

O processo de diagramar um material geralmente é feito por um designer, que possui todos os conhecimentos técnicos para que cada elemento esteja em locais estratégicos passando a imagem desejada pela marca.

Pontos positivos de um material diagramado

Diagramação de jornal - Lynx Comunicação• Apresenta maior clareza nas informações;
• Facilita a leitura e interpretação;
• Permite aproveitar melhor os espaços do material a ser diagramado;
• Cria uma identidade visual para o seu negócio, permitindo que mesmo sem olhar o logo, o cliente identifique a propaganda da sua empresa.

O que pode ser diagramado?

Grande parte dos materiais impressos necessitam do trabalho de um diagramador, para ficarem completamente organizados, mas a diagramação não é algo exclusivo dos impressos. Utilizar as técnicas é muito interessante para o mercado digital que também exige perfeição e simetria.

Segue alguns exemplos de materiais que são diagramados:

Diagramação de revistas - Lynx Comunicação

Foto/Imagem: Design Tutsplus

• Diagramação de revistas e jornais

• Diagramação de álbuns de fotografia

• Diagramação de livros

• Diagramação de sites

• Diagramação de folhetos e cartões de visitas

 

 

O processo de diagramação

Para um material ser coerente e ficar esteticamente bonito há 8 passos que devem ser realizados.

1. Prezar a hierarquização

Primeiramente devem ser organizadas todas as informações e conteúdo do trabalho, do mais relevante para o menos relevante, de forma que faça sentido e torne a leitura confortável e atraente.

2. Ter uma identidade

Lembre-se, a primeira impressão é a que fica, por isso é importante manter os padrões para fixar a marca, buscando sempre utilizar a paleta de cores relacionadas a identidade visual da empresa e os elementos que a identificam.

3. Usar fontes tipográficas

Deve ser utilizada uma fonte padrão nas diagramações e de fácil identificação, para não atrapalhar a leitura. Fontes muito desenhadas podem confundir e cansar a vista do leitor.

4. Cuidado na escolha das cores

Optar por cores que acionem um gatilho na memória do cliente fazendo com que associe a marca, empresa ou produto, é importante para auxiliar na padronização da identidade visual. Também é necessário se atentar ao contraste de cores, então sempre que for utilizar um fundo escuro a cor da fonte deve ser clara e vice-versa.

5. Escolha as imagens corretas

Utilize imagens que condizem com o tema que está sendo proposto, para que não haja confusão de entendimento, além de equilibrar as imagens ao texto que será colocado no design. E não se esqueça de utilizar imagens licenciadas de banco de imagens. Não utilize fotos da internet sem autorização, pois isso lhe ocasionará um grande prejuízo.

6. Palavras na medida certa

Tome cuidado com o tamanho do texto utilizado em sua diagramação. Não use textos muitos grandes, pois as pessoas podem ficar cansadas ao ler e assim perdem o interesse pelo mesmo, portanto, “meça as palavras”.

Com exceção de revistas e jornais, que devem ter um conteúdo interessante e sem muitos devaneios, para que a leitura seja agradável e bem esclarecida.

7. A escolha do papel

Seja criterioso ao escolher o tipo de papel para a impressão de sua diagramação. Um papel de baixa qualidade pode alterar o resultado final, ou seja, na tela do computador a arte fica de uma maneira e ao imprimir não fica como o esperado. Se atente a este item e tenha um resultado satisfatório.

8. Legibilidade

Preocupe-se em produzir um material de fácil leitura e que o cliente possua prazer ao consumi-lo. É importante oferecer legibilidade seja no tamanho e tipos de fontes, cores utilizadas e qualidade do material. Tudo isso pode influenciar em uma boa diagramação.

Se você não possui experiência em design e diagramação, conte com um profissional para auxiliá-lo na produção de um material condizente com suas expectativas e que passe a mensagem desejada.

Siga nossas dicas e sua empresa alcançará o sucesso esperado!

Conte com a Lynx Comunicação para auxiliá-lo no processo de diagramação dos seus materiais, teremos o maior prazer .

Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br

Aproveite e acompanhe-nos nas redes sociais:
Facebook Lynx Comunicação  Youtube Lynx Comunicação   Linkedin Lynx Comunicação  Google + Lynx Comunicação   Instagram Lynx Comunicação

Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

Deixe uma resposta