O que é e como fazer copywriting?

porThamyres Rodrigues

O que é e como fazer copywriting?

Produzir conteúdos é uma ótima forma de engajar seu público e mantê-lo atualizado sobre o mercado de atuação. Mas convencê-lo é algo desafiador, que pode ser sanado através do copywriting.

O uso de uma boa gramática, ortografia, linguagem, e persuasão fazem com que essa técnica atraia a atenção do público de modo que desperte o interesse dele.

Neste artigo você vai aprender o que e não fazer para utilizar esta técnica! Esperamos que isso lhe ajude a converter mais.

O que é copywriting?

Esta técnica está sendo utilizada para auxiliar nas vendas. De modo a direcionar o público a tomada de ação, através da construção de textos convincentes que vendam uma ideia, produto ou marca.

A tomada de decisão pode variar desde o cadastramento em uma newsletter à aquisição no site.

Nós podemos utilizar o copywriting em diversos elementos seja um slogan, e-mail marketing, artigo de blog, sites, e-books, vídeos e etc, porém você deverá aprender as técnicas certas para iniciar.

O primeiro passo indispensável é criar conteúdos ricos em informações e otimizados para SEO, em sequência será preciso motivar seu potencial cliente.

Você pode inserir um call-to-action no meio/final do artigo ou solicitar o compartilhamento, nas redes sociais. Se não der um “empurrãozinho”, seu lead não tomará a ação sozinho!

Seu conteúdo deve ser estratégico e direcionável para que o lead faça o que você almeja!

Exemplo:

SEM COPYWRITING

  1. Prepare-se para o verão, mudando seus hábitos alimentares.

COM COPYWRITING

2. Quer se sentir bonita no verão? Que tal iniciar um programa de alimentação saudável, que permitirá a perda de 1kg semanal sem que você deixe de comer o que gosta? Entre em contato conosco e inicie hoje mesmo!

A primeira opção não incentiva a “mulher” querer mudar sua rotina para se sentir bem em um biquíni, por exemplo.

Porém a segunda chamada, já mostra que é possível ter resultados semanais e que ela pode iniciar agora sendo necessário entrar em contato para saber como.

Confira algumas dicas para aplicar esta estratégia!

Estilo de copys:

Podemos utilizar qualquer uma dessas estratégias para montar uma copy de modo que fale diretamente e na linguagem do seu público.

É importante ressaltar que cada público é diferente, então para cada um deles uma copy deverá ser criada. E da mesma forma nas redes sociais onde o perfil de público é diferente.

Urgência:

É uma forma de despertar a “impulsividade”, quando queremos muito algo e sabemos que podemos ficar para traz, acabamos agindo sem pensar quando há necessidade de urgência.

Termos como: “Imperdível”, “Somente hoje!”, “Descubra agora!” despertam curiosidade e sentido de urgência no seu público.

Conexão:

Estreitar seus laços com os seu público de modo a criar uma expectativa onde o mesmo se sinta capaz de realizar uma ação.

Termos como: “Você pode”, “Passo à passo”, “Como eu consegui, você também conseguirá!” chamadas assim tornam você não é mais um vendedor mais um parceiro.

Especificidade:

Torna claro o que está se oferecendo a quantidade ou prazo para despertar a curiosidade.

Termos como: “5 dicas”, “Em 3 dias”, “50 fatos” isso gerará interesse de modo a pessoa clicar para saber mais sobre o que você vem a oferecer.

Transformação:

Como você pode revolucionar a vida deste potencial cliente onde desperte o desejo e ele sinta que colherá resultados se seguir suas instruções.

Exemplos: “Emagreça em 30 dias consumindo estes 5 alimentos”

CTA:

Como dito anteriormente é preciso chamar o cliente para a ação (Call-to-action) se você deseja que ele faça algo que lhe beneficie.

Termos como: “Clique aqui”, “Cadastre-se já!”, “Compartilhe” desta forma você o induzirá para o próximo passo.

Exclusividade:

Se o seu produto é inovador, único, de máxima qualidade expresse para que o cliente sinta o valor e não perca essa oportunidade.

Exemplos: “Aprenda com especialistas financeiros como faturar até 1 milhão de reais”

7 Dicas para começar a escrever uma copywriting:

  1. Conheça o seu público, construa sua persona de modo a entregar conteúdos realmente relevantes a eles.
  2. Tenha e seja o mais objetivo e claro possível, o cliente precisa lhe compreender e comprar o seu argumento.
  3. Utilize a persuasão a seu favor, como o cliente pode ser beneficiado com a sua oferta.
  4. Torne a leitura agradável use listas e títulos chamativos.
  5. Use chamadas atraentes, ou seja um texto curtinho e interessante e os call-to-action.
  6. Esteja atento o que a concorrência faz para se inspirar e otimizar seu copywriting.
  7. Revise, peça opiniões de terceiros para ver se seu objetivo foi alcançado, caso contrário tente novamente!

Benefícios:

Saiba alguns pontos positivos de se utilizar essa estratégia:

  • Aumento do tráfego no seu site
  • Aumento na conversão de leads
  • Textos otimizados e bem rankeados para os buscadores
  • Tornar seu negócio lucrativo

Agora que você tem conhecimento do que se trata o copywriting e como pode começar a utilizá-lo, coloque em prática e venda mais.

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Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

Marketing de conteúdo vale a pena? | Lynx ComunicaçãoPostado em11:08 am - jan 5, 2018

[…] preocupa-se com os funis de venda respeitando a jornada do cliente, utiliza de recurso de copywriting para desenvolvimento de artigos e chamadas atraentes, entre muitas outras ferramentas visando […]

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