O que é branding?

porThamyres Rodrigues

O que é branding?

O sonho de todo empreendedor é que sua marca seja lembrada, referenciada e desejada pelos consumidores, como a gigantesca Apple, por exemplo. Porém para que sua marca alcance o objetivo tão almejado, é necessário que se use as estratégias de branding.

O que é branding?

Também conhecido como gestão de marcas, o branding possui a função de construir uma percepção positiva que você deseja que o seu consumidor tenho por sua marca. Desta forma, isto fará com que ele se identifique e que haja melhores resultados para que o seu negócio seja mais conhecido.

Estes processos envolve desde a construção da marca até seu marketing contínuo, e não é algo que se transforma do dia para a noite, como qualquer empresa que deseja ser reconhecida no mercado, a gestão de marca, se consolida com o tempo e vai ganhando espaço no mercado.

Marca

É importante que você entenda também neste processo que a marca não é representada por um logo nem mesmo o seu nome, mas sim por todo o conjunto, tendo em vista a sua essência, ou seja, é tudo o que tem haver com sua empresa e o que envolve a percepção das pessoas. As empresas são aquelas que produzem seus produtos e serviços, mas a marca é aquela pela qual o produto é vendido, o que ,o torna único e especial.

Elementos que remetem a marca

Como aprendemos anteriormente, uma marca é toda a interação que o público possui com a marca ou serviço constituindo sua própria percepção. Mas o que compõe uma marca?

• Nome, logo e slogan;
• A missão, visão e valores de um negócio;
• A história de toda a concepção de uma empresa;
• A história dos fundadores do negócio.

Se você está buscando um diferencial para o seu negócio esta é uma ótima estratégia para valorizar a sua marca.

Como o branding é criado?

É muito importante que as pessoas compreendam os objetivos de sua marca, seus valores, o comprometimento com o que ela acredita, sua capacidade de adaptação, que ela busque mudança na vida das pessoas, se distingue dos demais, esteja presente nos locais e momentos certo e que atenda as expectativas do consumidor.

Essa construção ocorre em três etapas:

Branding

Detalhando o público-alvo:

Esta etapa envolve bastante pesquisa para conhecer a fundo quem são, o que gostam, o que fazem e como sua marca pode ser um atrativo para essas pessoas, deixando este público bem segmentado.

Posicionando a marca:

Estuda a melhor forma de impactar o público-alvo através da identidade visual, buscando informações sobre as expectativas do público, bem como, a personalidade a ser adotada. Uma marca jovem, engraçada, materna ou antenada? Tudo vai depender do que um público busca e não somente o que você quer.

Construção do multi-sensorialismo:

Sim a marca deve representar os 5 sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e ativar o emocional para atingir o consumidor por completo e facilitar para que ele memorize e absorva a marca de uma forma mais positiva. A grande vantagem é que uma marca multi-sensorial estimula a memória a longo prazo e influencia no processo decisório.

Como pode ser utilizado?

A presença do branding deve estar nas peças de marketing, sites, blogs, redes sociais  e demais promoções para a divulgação da empresa. Consolidando essa imagem e mensagem no mercado facilitará e muito no lançamento de novos produtos que irão compor a linha e a marca se venderá por si só. E como utilizar esta gestão de marca?

1. Alinhando a missão da empresa

É preciso definir a missão e como a mesma será perceptiva através da marca e como colabora com quem a adere.

2. Gerando engajamento pelos colaboradores

Os colaboradores são responsáveis pelo boca a boca da empresa e nada melhor do que torná-los engajados pela marca e auxiliar na reputação dela.

3. Modernizando-se

Se você busca se diferenciar, inovar é o a melhor solução, para isso é importante que você invista na sua marca para expandir o seu negócio buscando torná-la moderna e atraente aos consumidores.

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Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

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