Qual o melhor formato de anúncio e seus tipos?

porThamyres Rodrigues

Qual o melhor formato de anúncio e seus tipos?

Muitos empreendedores querem alternativas práticas para divulgar seu negócio. Através de anúncio patrocinado onde se investe de pagamento por cliques ou visualizações, eles conseguem um rápido retorno se a campanha for bem realizada.

Esses tipos de anúncios na internet podem ser feitos de várias formas através de investimento por ferramentas de links patrocinados como o Google, Bing, Facebook e mais e também através de banners em sites de um nicho específico.

Separamos alguns formatos para uma melhor compreensão.

Anúncio x anunciante x veículo de comunicação

O anúncio é qualquer material de divulgação, vulgo propaganda, que transmitirá uma informação, promoção ou mesmo fixação da sua marca na mente dos consumidores.

Já o anunciante é a empresa que vai promover o anúncio, ou seja, você!

E por fim o veículo de comunicação será o responsável por direcionar a mensagem ao seu público potencial. Ou seja a empresa onde você está anunciando seus serviços e produtos.

O melhor formato de anúncios

Ao anunciar você deve levar em consideração os seus objetivos, o que você pretende fazer e como deseja impactar o seu cliente potencial?

O melhor formato de anúncio só você mesmo poderá definir de acordo com testes de aceitabilidade pelo público e a sua intenção.

Mas para decidir da melhor forma, separamos alguns formatos usados pelo Facebook, Youtube e Google para auxiliá-la(o) nesta tomada de decisão.

Tipos de anúncios

Como dito anteriormente nós temos diversos veículos de comunicação que podemos optar para realizar a divulgação. Confira algumas formas e locais:

Facebook

A rede social oferece um formato adequado para cada tipo de objetivo de anúncio.

ANÚNCIO DE VENDA - FACEBOOKAnúncios de vendas: Posicionados no canto lateral onde os usuários já identificam que é o local de anúncios. É compostos por texto e imagem.

Anúncio impulsionado - Facebook

Anúncios impulsionados: Você fez um post de blog, vídeo ou propaganda na sua página, o Facebook te oferece a impulsionar para ampliar a visibilidade. Ela aparece na timeline de seus amigos ou publico especificado como parte do feed de notícias.

ANÚNCIO DE SUGESTÃO - FACEBOOK

Anúncios em formato de sugestão: Esta é uma outra forma de sugerir ao usuário para curtir sua página ou conferir sua promoção e precisa de segmentação de público, sexo, local e interesses.

Você pode anunciar também em conjunto com o Instagram, já que estas duas empresas são de Mark Zuckerberg.

Youtube

A rede social de vídeos da Google também é uma outra oportunidade que lhe permite anunciar em vários formatos.

Também conhecido como anúncios TrueView, permite que os usuários “consumam” propagandas como as seguintes desde que possuam uma conta no Adwords:

Anúncios In-Stream: É o formato que aparecem no começo, meio ou fim dos vídeos que estamos assistindo. Por ser interativo o usuário optar por continuar assistindo ou “pular”.

ANÚNCIO DE DISPLAY - YOUTUBEDisplay: Aparece a direita do vídeo ou na coluna de sugestões. Porém somente para computadores.

ANUNCIO SUPERPOSTOS - YOUTUBE
Superpostos: Aparecem na parte inferior do vídeo, ocupando 20% da tela dos vídeos porém este formato também só é disponível para computadores.

ANÚNCIOS NÃO PULAVEIS - YOUTUBEPuláveis: Anúncios que podem ser pulados após 5 segundos de exibição.

ANÚNCIO NÃO PULÁVEL - YOUTUBE
Não puláveis: O usuário precisa assistir a propaganda para depois ver o vídeo. Alguns costumam ter 15 segundos e outros mais longo 30 segundos.

BANNER-PÁGINA-PRINCIPAL---YOUTUBEBanner:  Temos a opção exibida na página inicial do Youtube e como a abaixo:

ANÚNCIO TRUE VIEW - YOUTUBE
Que ao digitar um termo de pesquisa, este tipo de anúncio é exibido com base em assuntos similares.

Estes tipos de anúncios são cobram do anunciante se o usuário assistir os 30 segundos da propaganda ou videos completos quando menores de 30 segundos.

Google

Vimos anteriormente a possibilidade de anunciar nos vídeos, mas pelo Google você também tem outras opções utilizando os serviços do Adwords e Merchant Center.

Rede de pesquisa: Bem comum é um tipo de anúncio que você paga por clique ou a cada mil impressões (visualizações) é exibida no buscador do Google, sempre que o usuário digita um termo. Este anúncio não exibe imagens.

Rede de display: São os anúncios gráficos, interativos e banner (como vimos nos do Youtube), onde são exibidos em conjunto com os sites parceiros do Google.

Leia também: O que são links patrocinados e SEO?

Google Shopping: Este tipo de anúncio permite destacar seu produtos e preços, para isso é preciso que você tenha uma conta no Merchant Center (serviço do Google) disponibilize um arquivo XML de seus produtos, para que ele passem a ser exibidos, quando o usuário buscar por eles.

Esses foram alguns exemplos de formatos que você pode começar a anunciar sua empresa.

Quero anunciar!

Se precisar de uma mãozinha para criar e gerenciar seus anúncios conte a Lynx Comunicação, trabalhamos com links patrocinados e SEO, unindo essas duas formas sua empresa passará a ser muito mais conhecida.

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Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

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