Linkedin, seu parceiro nos negócios!

porFran Dias

Linkedin, seu parceiro nos negócios!

Em meio a tantas redes sociais pela web, existe uma específica para quem está buscando um novo emprego ou para empreendedores que precisam expandir seus negócios – o Linkedin.

Talvez você esteja se perguntando se esta possui algum diferencial em relação às outras redes sociais. E sim, possui tantos diferenciais e benefícios, que preparamos um artigo voltado ao queridinho no mundo dos negócios.

O que é o Linkedin?

Voltada exclusivamente para o mundo empresarial, o Linkedin é a rede social mais “profissional” que existe na web, e ela é a parceira “número 1” de muitos empreendedores.

Esta rede funciona como uma espécie de “currículo online”, onde o usuário disponibiliza em seu perfil todos os seus dados profissionais.

LinkedinTodas as suas conexões (seus “amigos” da rede social) estarão sempre em conexão com você, ou seja, consequentemente o seu perfil estará visível e acessível à outras conexões também, sendo possível gerar uma grande rede de network.

Exemplo: Se você possui 200 conexões e essas 200 tem mais outras 200 conexões, o seu perfil estará disponível e visível a 20.000 conexões!

Capriche nas informações, isso vai ser muito importante para que outras empresas/pessoas vejam suas qualificações e tenham uma ideia geral do seu potencial.

Como surgiu?

O Linkedin não é uma rede social tão nova assim. Foi criada por Reid Hoffman em 2003, nos EUA porém seu sucesso não foi  imediato.

A rede levou cerca de seis anos para conseguir algum espaço na web com 50 milhões de usuários!

Embora esta rede de profissionais seja bem popular na atualidade, não fica na frente do Facebook, que tem um caráter mais “pessoal” do que profissional, carrega uma média de 80% de adesão contra 20% do Linkedin.

Como utilizar o Linkedin?

Vamos trazer neste tópico, algumas dicas e estratégias para o melhor aproveitamento desta rede social tão bem elaborada, tanto para os profissionais como para quem busca uma vaga de emprego.

Entrar no Linkedin é muito simples basta criar sua conta, preencher os dodos do seu perfil com todas as suas informações profissionais e se relacionar profissionalmente com pessoas do mundo todo!

1. Crie um perfil corporativo:

Como a página do Facebook, no Linkedin também é possível criar o perfil corporativo de sua empresa, bastando ter uma conta na rede social. Você pode conferir o passo à passo de como criar uma “Company page” aqui!

Esta rede social possibilita a comunicação com profissionais do mundo todo além de “quebrar barreiras e fronteiras” é essencial para que você tenha mais chances de divulgar o seu negócio para o mundo e quem sabe ter um reconhecimento internacional.

2. Amizade e Profissionalismo podem se unir:

Embora o Linkedin tenha este caráter profissional e empreendedor, ele é uma rede social onde você pode se relacionar com pessoas dos mais variados ideais e objetivos.

Portanto, busque um diálogo com essas pessoas, talvez você encontre nesta rede um sócio ou um parceiro!

3. Aplique o marketing pessoal:

Nesta rede é possível exibir suas qualidades, habilidades e experiências profissionais, sem se preocupar com comentários negativos de outras pessoas. Aqui quanto mais profissional e qualificado você se mostrar, melhor.

Não tenha medo e nem tenha receio de se expor profissionalmente, um bom profissional não só pode como deve demonstrar suas qualidades ao público e tornar-se referência por aquilo que faz.

4. Busque empresas facilmente:

Se você possui a intenção de formar parceria com alguma outra empresa do mesmo ramo profissional que o seu, nada melhor do que fazer uma pesquisa na rede.

Além de encontrar perfis de empresas e saber mais sobre elas, você pode entrar em contato com as mesmas e estabelecer um vínculo amistoso, o que pode ser um ponto a favor para você, seu empreendimento e o seu contato profissional.

Onde usar?

O Linkedin está totalmente otimizado, não somente para computadores, mas também para tablets e smartphones. Portanto, a facilidade para se criar uma conta nesta rede é muito grande. Não perca mais tempo e coloque o seu perfil e de sua empresa disponível nesta rede!

Quando devo começar a utilizar o Linkedin?

Quanto mais rápido, melhor, estar em redes em que o seu público e parceiros se encontram é muito interessante para que você seja notado.

Muito similar as demais redes sociais, não há segredos para utilizar e gerenciar o Linkedin, basta se adaptar e fazer novas conexões. Ah e claro, movimentar sua rede com conteúdos  interessantes em diversos formatos e de preferência que sejam desenvolvidos em seus blogs corporativos.

Quanto investir?

Inicialmente a rede não possui um custo para fazer parte da mesma, ao menos qu e você seja um profissional de RH, poderá investir na ferramenta “Premium” deles para alcançar mais candidatos.

No mais o investimento que você pode fazer é em links patrocinados para ampliar o alcance e visibilidade de sua “Company Page”.

O Linkedin, é a rede social profissional mais usada no mundo sendo muito eficiente, e apresentando muitos benefícios para o empreendedor que deseja expandir seus horizontes e formar parcerias.

Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br

Aproveite e acompanhe-nos nas redes sociais:

Facebook Lynx Comunicação Youtube Lynx Comunicação  Linkedin Lynx Comunicação Google + Lynx Comunicação  Instagram Lynx Comunicação

 

Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

Deixe uma resposta