A importância do pós venda no marketing!

porThamyres Rodrigues

A importância do pós venda no marketing!

Você já ouviu falar que reconquistar seus clientes é melhor do que fixar apenas em buscar novos?

Seus clientes atuais já conhecem o seu método de trabalho e desta forma já dispõe segurança quanto aos resultados entregues por você, desta forma buscar agregar novas opções ao negócio deste cliente pode ser mais fácil.

A diferença nesta estratégia é que um novo cliente custa muito mais tempo, trabalho e investimento do que manter aqueles que você já possui em sua carteira.

Saiba mais como utilizar o seu pós venda para conquistar novas oportunidades de trabalho.

O que é pós venda?

Faz parte das atividades de marketing ocorrendo após a venda de um serviço ou produto e também durante o processo de atividade com o cliente para saber:

  • Sua satisfação quanto aos serviços prestados por sua empresa
  • Necessidade de ajustes/manutenção
  • Ofertar novos produtos/serviços
  • Avisar sobre promoções

Tudo isso garantindo a qualidade do atendimento prestado pela sua empresa agregando ainda mais confiança aos clientes.

Porque o pós venda é importante?

Confira algumas razões para que você se adapte a esta prática constante.
Mostra comprometimento da sua empresa

  1. Gera credibilidade e confiança
  2. Constrói-se um relacionamento com o cliente
  3. Proporciona novas compras

Como abordar seu cliente?

Nós temos diversas formas de tentar resgatar alguns clientes de volta as atividades.

  1. Telefonar
    Nessa era digital, o telefone que é um simples meio de comunicação, as vezes não é muito bem explorado.

    Ligue para o seu cliente, pergunte como andam as coisas, peça um feedback e dependendo da situação conte sobre a mais novidade na sua empresa.

  2. Pesquisa de satisfação
    Você pode optar por telefone ou e-mail, caso seja por e-mail busque alternativas rápidas e práticas, pois ainda hoje muitas pessoas são impacientes para responder pesquisas.

    Um alternativa é ofertar algo em troca da resposta da pesquisa, seja um desconto, um material ou um presente atrativo.

  3. E-mail marketing
    Sim, um simples e-mail pode auxiliá-lo a lembrar da sua empresa e conferir as novidades, mantendo sua marca viva na mente deles.

  4. Remarketing
    Sabe aquele comprador que foi no seu e-commerce e comprou um produto recentemente? Caso o seu site ainda esteja registrado no cookies do computador dele, a sua campanha de remarketing estará ativa para impacta-lo.

    Simplificando, seu cliente verá a propaganda de um produto que você esteja ofertando que ele possui interesse e irá lembrá-lo de dar uma olhadinha na sua loja novamente.

  5. Marketing de conteúdo
    Estar disposto não somente a querer vender colocando um monte de ofertas para fazer seu cliente a comprar é ser bacana oferecendo dicas e também montar um conteúdo útil com dúvidas ou materiais que seja útil.

    Oferecendo esse carinho personalizado, ofertar um produto novo vai ser mais fácil.

Qual o melhor momento?

Após assinar os contratos, na finalização de um trabalho, ou mesmo quando você possui um contrato de longo prazo, a constância que pode ser 1x ao mês, já mostrará ao cliente que seu intuito nunca foi apenas vender.

Espero que você aproveite essas dicas e colha ótimos frutos. Pense no como gostaria de ser tratado por seu fornecedor ou prestador de serviço e faça tudo o que o mercado está carente de fazer.

Caso tenha interesse, conheça nosso trabalho  e solicite-nos um orçamento sem compromisso!

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Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

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