Como escolher a melhor hospedagem de sites?

porThamyres Rodrigues

Como escolher a melhor hospedagem de sites?

Quando vamos criar nosso site ou mudar de hospedagem, a grande dúvida é qual e que tipo de hospedagem de sites contratar?

Se você ainda não sabe, confira o nosso artigo e tire suas dúvidas para fazer a escolha mais assertiva, pesquisando fornecedores confiáveis e que tenham um bom histórico no mercado.

O que é domínio e hospedagem de sites?

Antes de iniciar a leitura é importante que você conheça estes termos técnicos para ficar mais familiarizado.

Domínio

É o nome atribuído ao seu site, a “identidade” dele registrada na internet, que permitirá que as pessoas encontrem a sua empresa ao digitar o “www”. Exemplo do nosso domínio: www.lynxcomunicacao.com.br

Hospedagem

Para que o seus site esteja disponível, nós precisamos colocá-lo em um local chamado de servidor de hospedagem.

Este servidor nada mais é do que um computador específico para armazenar e disponibilizar arquivos que possam ser acessados por outros computadores.

Este servidor oferece a locação de espaço que disponibiliza o acesso do público ao seu site 24h por dia. Ou seja, é um espaço que você insere seu site para que ele seja exibido para milhares de internautas.

Empresas de hospedagem de sites

Hoje em dia existem muitas empresas que cuidam do bom funcionamento e administram esse serviço para que o seu site esteja sempre no ar, oferecendo a melhor qualidade possível para cada tipo de hospedagem contratada.

Dentro dessas empresas encontram-se os data centers, ou seja, um local que mantém milhares de computadores que garantem a segurança dos dados e disponibilidades do site o tempo todo.

Tipos de hospedagens

Conheça os diferentes tipos e veja qual melhor se adéqua a situação atual de sua empresa.

Hospedagem gratuita

Como qualquer outra ferramenta gratuita é um ótimo recurso para quem está iniciando, porém bem limitada, devendo ser temporariamente usada para que você possa tirar seus sonhos da gaveta e apresentar para o mundo.

Hospedagem compartilhada

É um ótimo recurso para quem possui blog ou sites de pequeno à médio porte e que visam postar conteúdos ou estar presentes na web para serem encontrados pelos seus potenciais clientes.

É muito comum e utilizada e não é exige um investimento tão alto.

Porém quando o seu site vai crescendo já não é um recurso que lhe atenderá bem, já que por ser compartilhada quando mais a memória do mesmo é usada diminui sua capacidade e o site passa a ficar sobrecarregado demais.

Hospedagem em Virtual Private Server (VPS)

É um servidor privado, ideal para sites e-commerces e blogs de grande porte que utilizam imagens e recursos pesados.

Esse tipo de hospedagem permite um bom funcionamento sem comprometer a satisfação do usuário, que se espanta e abandona sites muito lentos.

Se sua empresa estiver num patamar que exige configurações mais personalizadas ou onde o tráfego é volumoso, ou mesmo realiza muitos downloads de arquivo, essa é a opção ideal.

Não é um recurso tão caro, mas que oferece ótimos benefícios.

Hospedagem dedicada

Um dos tipos mais caros que existe, porém seu benefício é proporcionar ao valor investido, já que o consumo de memória e o espaço virtual é somente seu, sendo um servidor único e exclusivamente seu.

Como escolher seu plano de hospedagem de sites?

Cada empresa possui um plano com recursos específicos. Para ajudá-la(o) na melhor escolha tome nota dessas informações.

Espaço em disco

Analise o quanto de espaço no servidor sua empresa poderá utilizar, pois caso ultrapasse a quantidade permitida ou você deverá eliminar arquivos ou contratar um plano superior de hospedagem.

Questione também se o espaço inclui conta de e-mail, pois este também ocupa um bom espaço no servidor.

Servidores VPS e dedicados costumam definir o espaço em disco que pode ser utilizado. Já os compartilhados nem sempre definem o espaço, embora não signifique que você possa colocar arquivos infinitamente, já que você está dividindo um mesmo maquinário com outras empresas.

Transferência de dados

Este fator se refere a quantidade de dados que serão transferidos (uploads e downloads) e também o tráfego de visitantes. Caso você receba um grande volume de tráfego uma hospedagem dedicada seja melhor para que seu site não saia do ar.

Número de domínios

Há empresas de hospedagens que oferecem apenas um endereço de domínio ou mais caso você pretenda ter mais sites. Contrate serviços que ofereçam mais de um domínio pois sai mais em conta do que contratar separadamente.

Contas de e-mail

A maioria das empresas de hospedagem oferecem contas de e-mail personalizadas gratuitamente, porém existem algumas que vendem como item opcional.

É legal escolher uma opção que inclua e-mails para deixar o seu contato mais profissional com os seus clientes e sem contar que estando incluso você terá uma grande economia.

Veja a quantidade que a empresa disponibiliza e a capacidade de armazenamento.

Linguagens de programação

Embora o padrão de linguagem na internet seja o HTML, é importante verificar se o servidor é compatível com a linguagem utilizada no site para que ocorra um bom funcionamento.

Banco de dados

Se você possuir um blog, que precisa armazenar bastante conteúdos é importante ter um banco de dados. Normalmente está incluso nos planos oferecidos.

Precisa de ajuda?

Se você não tem conhecimentos técnicos e deseja criar um site. Solicite-nos um orçamento e deixe essa parte burocrática de hospedagem de sites por nossa responsabilidade.

Conheça o nosso trabalho e nos siga nas redes sociais!

Facebook | Instagram Youtube | Linkedin Google+ 

Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

Deixe uma resposta