Editor de vídeos básico para empreendedores

porThamyres Rodrigues

Editor de vídeos básico para empreendedores

Gravar vídeos pode ser uma ótima forma de propagar conteúdo e angariar novos clientes para o seu negócio. Mas quando se trata de fazer um vídeo bacana você sabe do que precisa?

Hoje vou te apresentar algumas ferramentas de edição de vídeo gratuitas que você pode utilizar para aprimorar a qualidade e agregar mais criatividade aos seus vídeos.

Luz, câmera, ação. Gravando!

Se você busca fazer um vídeo mais profissional antes de começar a gravar confira algumas dicas para preparar um vídeo bacana e de qualidade, confere só esse artigo sobre “Como alcançar mais visibilidade com vídeos?“.

E antes que você pense em utilizar  o editor de vídeos, segue algumas dicas para um bom planejamento:

  • Tenha um roteiro de gravação, nada como uma direção do que se vai fazer e como espera que seja o resultado. Isso vai lhe ajudar também na edição, pois você saberá quais as sequências de filmagem, o que deve conter em cada parte do vídeo e etc.
  • Cuide bem do seu áudio, se for possível adquira um microfone de lapela, para que seu áudio saia limpo e em um volume adequado. Caso não possa investir nessa ferramenta, o seu celular pode ser um ótimo captador de áudio.
  • Busque uma trilha para inserir no seu vídeo. As trilhas são as músicas de fundo, busque algo que represente o seu negócio, mas deixe baixinho de fundo para não atrapalhar a sua fala.É importante que você busque trilhas com direitos autorais, afinal você não deseja ser penalizado ou sofrer um processo por tentar divulgar o seu negócio. Existem muitos sites que comercializam trilhas e há trilhas que você encontra gratuitamente.
  • Não esqueça de deixar sua marca e seus contatos disponíveis à vista. Sua marca precisa estar presente em algum cantinho do vídeo para frisar na mente dos seus clientes. E seus contatos são essenciais no começo ou final do vídeo, para que as pessoas saibam como e onde te encontrar.

O que é edição de vídeos?

Se você ainda está iniciando suas estratégias e não sabe do que se trata a edição de vídeos, segue uma breve explicação abaixo:

O vídeo basicamente é a captação de imagens em movimento, onde cada imagem, nós chamamos de quadro (frame). E dentro da edição de vídeo, nós realizamos o corte e montagem dessas imagens (quadros) dentro de um programa de computador, para que ele fique de acordo com a necessidade.

O que são montagens?

É o processo de ordenar selecionando a sequência de imagens, filmes e aúdios que irão compor esse vídeo, tomando a forma deseja por quem está desenvolvendo o mesmo.

Editor de vídeos básicos

Existem muitas ferramentas profissionais como Sony Vegas ou Adobe Premiere, que são softwares pagos. Mas por conta de tantos recursos e o grau dificuldade, sabendo que você é multitarefa, separamos alguns com recursos e ferramentas mais básicas para facilitar sua criação de conteúdo.

Filmora – Wondershare

Se você quer realizar uma edição com recursos simples e com efeitos legais, o Filmora pode ser uma boa opção que vão desde os mais básicos aos avançados.

Programa de edição de vídeo - FIlmora

Fonte/Imagem: Filmora

O que o programa oferece:

  • Filtros e sobreposições que permitem mudar a aparência do seu vídeo, dando um toque ainda mais especial.
  • Textos e Títulos animados permitindo que seu vídeo fique ainda mais interativo.
  • Elementos animados, você pode inserir algumas formas como likes, por exemplo.
  • Transições de imagens. Este é mais legal para realizar apresentações com fotos. Se você já utilizou o Windows Movie Maker, vai se familiarizar com este recurso.
  • Músicas, permitindo que você insira uma trilha bacana para compor o seu vídeo.

Movavi

Esta outra opção é muito interessante. Da mesma forma que o Filmora também conta com a versão gratuita e paga. Na versão gratuita, você consegue explorar bem os recursos e ter um ótimo resultado.

Programa de edição de vídeo - Movavi

Fonte/Imagem: Movavi

O que o programa oferece:

  • Filtros com mais de 160 possibilidades
  • Títulos animados
  • Transições variadas, sendo 100 opções
  • Efeitos como câmera lenta, efeito de rebobinar, chroma key (que possibilita mudar fundos) e mais
  • Correção de cores do vídeo para que fique com uma aparência bacana.
  • Músicas, compondo o seu vídeo e dando aquele toque especial.

A edição de vídeos

A edição vai depender muito da sua criatividade e do seu propósito, quer fazer um vídeo mais divertido? Algo sério? Com cunho mais promocional? Você pode tudo!

Só atente-se sempre nos materiais que vai utilizar para não infringir a lei dos direitos autorais.

Pegue o seu roteiro em mãos, utilize zoom, uma vinheta bem bacana, posicione sua marca em um cantinho superior ou inferior e padronize os seus materiais para que sejam fáceis de identificar que são os seu vídeos.

Espero que tenha gostado do conteúdo sobre editor de vídeos.

Se você precisa de serviços de marketing digital para dar um “up” nos negócios, não deixe de nos contatar.

Se você ainda não conhece nosso trabalho, dê uma olhadinha em nosso site e nas redes sociais, que estão disponíveis nos links abaixo.

Facebook | Instagram Youtube | Linkedin Google+ 

Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

Ronaldo GiarolaPostado em6:29 pm - jan 15, 2018

Muito bacana esse artigo, simples, objetivo e esclarecedor

parabéns pelo pelo blog, continue com essas dicas interessantíssimas

Deixe uma resposta