5 dicas para quem está abrindo um e-commerce

porFran Dias

5 dicas para quem está abrindo um e-commerce

No mundo capitalista em que vivemos hoje em dia o comércio é fundamental, seja lá qual for o produto. Este método de compra e venda faz parte da humanidade desde o início da civilização. O tipo de comércio ou negociação feito pela internet é chamado de “e-commerce”, e é em muitos casos, mais eficiente do que a sua forma tradicional.

Neste artigo vamos dar cinco dicas para quem possui uma loja virtual ou está pensando em montar sua loja virtual.

O que é e-commerce?

É um termo americanizado para “comércio eletrônico”. Sendo o e-commerce qualquer tipo de comercialização feita através da internet, em várias categorias.

Existem dois tipos de e-commerces. O B2B ou Business to Business, por exemplo, onde a negociação acontece entre duas empresas. E o B2C ou Business to Consumer que é direcionado aos consumidores, ou seja, quando um fornecedor vende para um cliente final.

A vantagem do B2B é que este permite muitas negociações e vendas com clientes e fornecedores. Tais transações, se feitas por e-commerce, tendem a possuir mais sucesso, além de sair mais barato e rápido do que o tipo de comércio tradicional (B2C).

Como ter sucesso no e-commerce?

A grande dica para o sucesso no e-commerce está em conhecer o seu negócio, implantar estratégias de marketing e estar sempre atento ao mercado.

Confira nossas 5 dicas para iniciar com o pé direito!

1. Ter um plano de ação é o primeiro passo:

É relevante ter um plano de negócio que seja bem definido e planejado para que não se tenha futuras surpresas.

Para construir o seu busque responder as seguintes questões:

  • O que você pretende montar e quais os seus objetivos?
  • Qual e para quê serve os produtos/serviços que pretende ofertar?
  • Qual será o nicho de atuação?
  • Como funcionará seu processo? (Fabricará, terá um deposito local, uma equipe de logística, etc)
  • Qual a projeção de crescimento?
  • Quem é o seu público-alvo e persona (perfil, interesses, frustrações e desejos e porque comprariam seu produto/serviço)?
  • Quem são seus concorrentes? E quais são seus pontos fortes e fracos?

Em seguida com o modelo de negócio já bem definido e estruturado os próximos passos são:

  • Determinar os canais em que você pode encontrar seus clientes (Redes sociais, propagandas na TV, etc)
  • Definir a forma de comunicação (linguagem e tom) a ser utilizado
  • Quais ferramentas para fidelizar clientes (e-mail marketing semanal com ofertas e descontos, por exemplo)

Quanto mais você divulgar sua loja, mais conhecida e retorno terá!


2. Uma imagem vale mais do que mil palavras:

• Uma maneira de mostrar  credibilidade pode-se dar através da aparência de sua loja virtual. Um layout bonito, clean e bem informativo pode deixar o cliente mais seguro onde está comprando.

•  Preocupar-se em expor opiniões positivas, os famosos “depoimentos” de clientes que adquirem seus produtos, também será um fator que auxiliará na credibilidade de seu negócio.

• Mantenha seu site atualizado e otimizado para os mecanismos de busca SEO, adira palavra-chaves e crie conteúdos relevantes para seus clientes também encontrá-lo.

• Conquistar selos como e-bit ou black friday legal, por exemplo também fortaleceram a sua marca.


3. Venda com segurança:

A falta de confiança do público para com uma determinada loja ou negócio ainda é muito comum, mesmo com a tecnologia da internet, pois existem muitos golpes sendo praticados, e infelizmente isto é um ponto que deve ser explorado. Portanto, passe para seu público credibilidade e confiança.


4. Venda por dispositivos móveis

O público além de utilizar o computador para compras virtuais, está diretamente ligado ao telefone celular, então esteja preparado para comercializar também no chamado “Mobile Commerce”.

Para isto, invista na otimização de seu site para que o público não encontre dificuldades na hora de procurar um produto e efetuar uma compra e busque desenvolver um site responsivo (que se adapta a diversos tamanhos de telas) e de fácil navegabilidade.


5. Conte com as redes sociais!

As redes sociais podem ser grandes aliadas na hora da divulgação de sua loja virtual, além de permitirem atingir seu público potencial, são locais de largo alcance.

O Facebook, por exemplo, possui ferramentas específicas para quem possui e-commerce e quer vender.

ecommerceQuem pode ter um e-commerce?

Com a internet não há limites para ninguém, portanto, se você possui uma loja física e deseja quebrar as barreiras e atravessar fronteiras, utilize as ferramentas que a web pode lhe oferecer.

Ter uma loja virtual é uma forma muito satisfatória para se alcançar o sucesso. Não perca mais tempo!

Quando começar?

Assim que você aplicar as estratégias que ensinamos aqui neste artigo, estará apto para começar a colocá-las em prática! Leia, pesquise, se informe sempre, esta é a chave para uma vida bem sucedida, ainda mais no mundo dos  negócios!

Onde devo começar?

Dê início ao seu site, pois lá todas as informações de seu negócio estarão disponíveis às pesquisas. Cadastre seu produtos de modo a estarem otimizados para os mecanismos de busca, utilizando das palavras-chave que remetem ao seu negócio e não deixe de divulgar.

Quanto investir para um e-commerce eficiente?

Existe profissionais qualificados para criar e gerenciar um site deste tipo e claro já iniciar com o pé direito nos negócios.

A Lynx Comunicação pode lhe ajudar com esta tarefa. Temos profissionais responsáveis pela criação de sites, lojas virtuais e até mesmo, a divulgação nos meios de comunicação, como as redes sociais.

Agora, você não tem mais desculpas para não entrar no mundo do e-commerce. A internet está aí, utilize-a a seu favor!

Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br

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Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

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