Como a comunicação visual torna sua loja atraente?

porThamyres Rodrigues

Como a comunicação visual torna sua loja atraente?

A comunicação visual ou identidade visual expressa quem é sua empresa e o que ela faz. Representada por símbolos, cores, elementos e tipos de fonte, sendo uma grande aliada nos negócios permitido que as pessoas identifiquem o seu nicho de atuação.

Existem várias formas de comunicação visual, algumas já falamos em artigos anteriores como cartão de visitas, por exemplo. Mas o foco de hoje é como utilizar esta ferramenta para atrair mais clientes para o seu comércio, através do uso desta prática em ambientes internos e externos.

Tipos de comunicação visual externa

Há uma variedade do que se pode fazer para chamar a atenção, você pode optar por letras caixas, painéis iluminados (backlight e frontlight), estruturas com comunicação em lona com ilhós, ou mesmo totens, tudo varia da criatividade, imagem que deseja ser passada e claro a verba disponível. Confira alguns tipos!

LETRAS CAIXA

São uma bela forma de destacar o nome da sua empresa e que possuem materiais simples ou sofisticados de acordo com o seu bolso! Elas podem ser fabricadas em PVC expandido, acrílico, MDF, inox, galvanizada e caixa com LED.

PAINÉIS

Você pode fazer com a identificação de sua empresa fique em detasque 24h por dia. Através de backlight, QUE são lonas com acabamento em brilho sobre lonas translúcidas, permitindo a passagem de luz da parte de trás do painel para frente, muito indicado para os períodos noturnos ou o processo reverso conhecido como frontlight, onde há uma superfície opaca e o fundo blockout, impedindo a passagem de luz.

LONA

Este material é muito resistente e um ótimo material com custo benefício, que permite impressão ou adesivagem suportando as condições climáticas.

TOTENS

Era utilizados por tribos com o intuito de identificação do local e nos dias de hoje não é diferente, é uma forma diferente de indicar o seu negócio. Apresentado em sua grande maioria no formato vertical, pode ou não ser iluminado e possuir detalhes como letras caixa para evidenciar a marca.

Atente-se!

É muito importante ao desenvolver a comunicação visual de sua loja, que você se atente as leis municipais para conhecer as regulamentações que permitem ou possuem restrições para a colocação de sua fachada, totem, backlight, frontlight ou qualquer outro tipo de “publicidade da sua empresa”.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, existe a Lei nº 14.223, a Lei Cidade Limpa, que visa reduzir a poluição visual permitindo que as empresas possuam apenas uma forma de indicação do seu negócio, com metragem estipulada pelo tamanho do estabelecimento, sendo:

Pequeno:
Com testada (parte anterior do imóvel que fica voltada para as vias públicas) inferior a 10m o nome do estabelecimento deverá ser até 1,5m²

Médio:
Com testada de até ou superior a 10m e com menos de 100m linear, poderão inserir uma indicação de até 4m²

Grande:
Com testada superior a 100m lineares,  pode receber até dois indicativos do estabelecimento de até 10m² para área total de cada um e possuir uma distância entre eles de no mínimo 40m.

No caso de uso de totens é preciso que o mesmo esteja dentro do seu terreno e não possua uma altura superior a 5m incluindo a base de sua estrutura. Mas lembre-se que se utilizar um totem, não poderá usar a fachada e vice-versa.

Agora o que você pode usar sem problema e não será considerado anúncio, são propagandas no interior da loja com até 1m de distância, sendo cartazes, banners ou posteres por exemplo. Mas todas essas regras são exclusivamente da cidade de São Paulo, por isso sugerimos que consulte a sua prefeitura e se informe das regras para identificação no seu estabelecimento.

Como a comunicação visual torna sua loja atraente - Lynx Comunicação

Porque investir em uma comunicação visual externa?

Sabemos que determinados investimentos são necessários e você se pergunta o porque a comunicação visual externa é necessária? Pelo simples fato de você se colocar presente para sanar uma necessidade, chamar a atenção do público e ganhar espaço na sua região, porém existem outras vantagens. Confira:

Diferenciar-se da concorrência

As grandes vantagens de tornar o seu negócio visível no mercado é pelo fato de se diferenciar da concorrência, embora há muitas empresas que trabalham a comunicação visual externa de suas lojas, há por sua vez, aqueles que colocam apenas o nome ou não possuem uma identificação, desta forma, se diferenciando você chamará a atenção dos possíveis interessados com mais facilidade.

Reforçar a marca

Se você ainda não leu o nosso artigo sobre branding (dê uma espiadinha aqui!), ele retrata bastante da importância em tornar sua marca fixa na memória dos seus consumidores, utilizar sua marca na comunicação visual de sua loja é importante para frisar quem você é. Mesmo que você seja uma empresa online, as pessoas precisam saber quem você é e que está ali, ao passarem em frente a sua loja e apenas com uma fachada você conquistará isso.

Confiança

Quem se aventura a entrar em um local que não sabe o que é e se não estará correndo perigo? A fachada não serve apenas para que as pessoas saibam de sua localização, ela tem a função de transmitir segurança, pois só assim as pessoas saberão que sua empresa realmente existe.

Como criar minha comunicação externa?

Você pode contar com empresas especializadas para desenvolver um layout atrativo, sugerir o material ideal para o seu tipo de negócio e tornar sua loja mais atraente. Conte com a Lynx Comunicação para desenvolver um projeto especial para a sua empresa e com isso aumentar as oportunidades de novos negócios.

Aproveite e acompanhe-nos nas redes sociais:
Facebook Lynx Comunicação  Youtube Lynx Comunicação   Linkedin Lynx Comunicação  Google + Lynx Comunicação   Instagram Lynx Comunicação

Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

Inspirações de marketing para o natal! | Lynx ComunicaçãoPostado em3:53 pm - jan 19, 2018

[…] Leia também: Como a comunicação visual torna sua loja mais atraente? […]

AlinePostado em8:57 am - set 19, 2018

Trabalho com Comunicação a 12 anos, e gostei muito da matéria…

Deixe uma resposta