Como transformar lead em cliente?

porFran Dias

Como transformar lead em cliente?

Sabe aquele contato cheio de qualificações que você conseguiu para a sua empresa, e que ele pode vir a se tornar um cliente fiel? Este contato é chamado de Lead!

Neste artigo vamos abordar algumas estratégias para que seus leads deixem de ser apenas contatos e se tornem clientes permanentes!

O que é um lead?

O lead é um termo muito utilizado no meio dos negócios e principalmente entre a equipe de vendas e marketing de uma empresa.

Trata-se basicamente de todos os contatos que sua empresa conquista, ou seja, recebem através da solicitação de orçamento, preenchimento de cadastros, download de materiais e etc.

Este, é o que faz uma empresa se tornar bem sucedida no ramo a qual está inserida. Por isso nunca se esqueça que, qualquer pessoa que demonstrar interesse por seu negócio, significa que você gerou um novo “lead”.

Como realizar a triagem de lead?

Para transformar um lead em cliente, alguns processos são realizados para que este se sinta preparado a adquirir um produto ou serviço.

Como o foco das empresas é conseguir fidelizar o maior número de leads, é preciso fazer uma triagem para identificar os contatos qualificados e com potencial para se tornarem clientes efetivos.

De lead para cliente

Após iniciar os primeiros passos e manter contato ativo para não deixar sua listagem esfriar, agora vamos descobrir como subir mais um degrau no relacionamento entre você e seu cliente potencial.

Parte 1: Jornada do Cliente

É preciso identificar qual passo do processo seu lead se encontra, mas para isso sua empresa precisa estar trabalhando com o marketing de conteúdo para gerar engajamento com esses clientes.

Em seguida os times de marketing deverá verificar algumas informações antes de passar o lead para a equipe de vendas:

Marketing

  • Faixa etária do cliente potencial;
  • Qual o seu gênero (sexo);
  • Onde ele está localizado geográfica;
  • Qual é o cargo que a pessoa ocupa;
  • O tamanho da empresa dele(a);
  • Qual o mercado de atuação;
  • Qual o nível de conhecimento;
  • Quais materiais que ele teve interesse;
  • Quantos materiais ele fez download;

A partir de todas essas informações será possível identificar quais os tipos de materiais deverão ser enviados para conquistar a confiança deste cliente.

Fases da Jornada do Cliente

  • Interesse: Nível de aprendizagem, não está pronto para tomar decisões, precisa adquirir conhecimento para tomar um próximo passo.
  • Reconhecimento: Onde identifica sua necessidade, mas ainda não está certo que deve tomar decisões.
  • Consideração: Adquiriu conhecimento, identificou suas dores e está analisando tomar uma ação.
  • Decisão: Após aprender, identificar e considerar as possibilidades está pronto para agir. Nesta etapa o processo deverá ter continuidade com a equipe de vendas.

Parte 2: Jornada do Cliente

Após ter nutrido o cliente e identificado as etapas para direcioná-lo ao objetivo final.

O lead que já tomou a decisão após ter passado por todo o processo deverá ser tratado com carinho pela equipe de vendas que deverá identificar os próximos fatores para fazer a conversão.

  • Quais ações o cliente tomou (solicitou orçamento, tirou dúvidas, fez um “test-drive”?)
  • O que auxiliaria o lead a ser convertido (período gratuito, desconto, “bônus”?)

Após todas essas etapas e com um trabalho árduo entre as equipes com certeza seu site estará repleto de novos casos de sucesso!

4 dicas para reter leads!

Vamos dar alguns passos e dicas para você conseguir fidelizar o maior número de leads nos negócios! Acompanhe:

1. Abordagem em massa

Através da Automação de Marketing é possível que sua empresa entre em contato com todos os leads, sem ter que disponibilizar muitos funcionários e tempo para isso, o que além de facilitar o trabalho permite aumentar suas vendas.

Como funciona?

É necessário que haja uma seleção com todos os leads que possuam gostos e preferências parecidas, para que assim possa ser feita a “abordagem”.

Com a utilização da tecnologia, seja por e-mails, mensagens e até mesmo ligações embora uma grande “filtragem” já terá sido feita neste processo. A abordagem em massa irá ajuda-lo a não deixar pra trás algum lead relevante.

2. Seleção de leads

Feito todo o processo de abordagem em massa, é chegada a hora de fazer uma seleção minuciosa e finalmente separar os leads que poderão apresentar resultados e assim se tornarem cliente fiéis.

É necessário qualificar cada um deles, ou seja, escolher os que realmente se enquadram nos padrões de venda da sua empresa.

Alguns fatores devem ser levados em conta para isso também, como por exemplo:

  • Se o lead já é um cliente
  • Verificar se ele já não está sendo abordado por alguém da equipe de sua empresa
  • Consultar se possui telefone (se não, utilizar apenas e-mail e etc). Enfim, realmente passar seus leads em uma “peneira”!

3. Abordagem: O primeiro contato!

Antes de qualquer contato com seu futuro cliente, é necessário fazer uma breve pesquisa, sobre o mesmo, para que assim você não caia de “para-quedas” sem saber em qual ponto acertar primeiro.

Com a ajuda da internet é possível saber também através das visitas e interações em seu site, a profissão, o cargo, a empresa em que trabalha, e etc, para que assim você possa usar estas informações a favor.

Também, é necessário que você pesquise quais os tipos de dúvidas que seu lead possui e tentar de várias formas possíveis, esclarecer todas elas.

Quanto mais você superar as expectativas de seu lead, maiores as chances dele se fidelizar.

4. Formas de contato

Sobre as formas de contato com seu lead (telefônico, principalmente), é possível explorar o máximo possível.

Além do telefone e e-mail, verifique outros meios de manter contato,por exemplo, Skype, Whatsapp, Facebook, Linkedin. O importante é a rapidez e a qualidade de seu contato.

Leia também: Como gerar leads qualificados?

Quando aplicar esses passo?

Tendo em vista o velho ditado que “tempo é dinheiro”, é interessante que você coloque essas dicas em prática hoje mesmo.

Se você já tem uma boa quantidade de leads, entre em ação o mais rápido seja através de e-mail marketing, interação nas redes sociais, ou a tradicional prospecção telefônica, mas não deixe de fazer!

Quanto investir?

Este ponto é relativo, se você entende e trabalha com marketing, é provável que você não precise investir em mão-de-obra para tal ação.

Porém, se sua empresa é de outro ramo, mas você gostaria de aplicar esses passos para conseguir fidelizar seus leads, então contrate o serviço de profissionais do meio que possam agir com estratégias pontuais. Seu negócio agradecerá!

O tempo que você deixa de investir no seu negócio é o tempo em que seus concorrentes estão fechando novos contatos e evoluindo, então não deixe de lado o que pode garantir o futuro da sua empresa.

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Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

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