Como preparar-se para o Black Friday?

porThamyres Rodrigues

Como preparar-se para o Black Friday?

O maior evento de compras está chegando para limpar todo o estoque do ano e garantir grandes oportunidades para clientes que ainda não conhecem a sua empresa. Nós estamos falando sobre a Black Friday, sua empresa está preparada?

Confira nossas dicas para se preparar, coloque a mão na massa e conheça algumas estratégias para garantir suas vendas.

Uma tradição vinda dos EUA que é sucesso no Brasil!

A Black Friday é um evento criado pelo comércio varejista dos EUA, que se tornou muito conhecido e praticado por muitos outros países como o Brasil. O evento surgiu com a intenção de realizar uma ação de vendas após o feriado de Ação de Graças e abrir a temporada de compras para o Natal.

Este evento visa atrair o maior número de pessoas devido a quantidade de promoções realizadas com ofertas imperdíveis, o que caracteriza a melhor época para realizar uma compra.

No Brasil, este evento passou a acontecer a partir de 2010 com promoções praticadas tanto no comércio eletrônico quanto em lojas físicas, que vem elevando seus índices de faturamento com a prática.

Se você ainda não participou deste evento, fique atento e pratique preços promocionais reais. Sabemos que muitas lojas fingem ter ofertas atrativas maquiando seus preços, colocando valores no alto e diminuindo na semana do Black Friday.

Como se preparar para a Black Friday?

Com menos de um mês (Data: 24 de Novembro) para o evento, é preciso que você corra contra o tempo para aproveitar essa data e abrir novas oportunidades para as vendas de seus negócios.

O primeiro passo é se planejar

Verificar os produtos que você pode ofertar margens de desconto (Encalhes, troca de coleção, produtos devolvidos, de numerações ou cores pouco vendidas ou produtos de baixo custo de produção ou revenda)

  • Atribuir descontos para cada peça e verificar se há estoque suficiente, para que você também não comercialize poucos produtos para uma alta demanda de clientes.
  • Sinalizar no seu site os produtos que entraram com descontos especiais, gerando expectativa e urgência.
  • Planejar as formas de divulgação (banners, posts patrocinados,e-mail marketing e links patrocinados são ótimas ferramentas para chamar a atenção com ofertas imperdíveis).
  • Criar um calendário para colocar todas as suas estratégias em prática e não esquecer de nada.

Depois de planejado, mão na massa!

Tudo bem pensado e organizado, agora é a hora de botar em prática.

  • Desenvolva as chamadas para aguçar o interesse do seu público, desenvolva alguns títulos e descritivos curtos até 20 palavras, sendo bem específico e criativo para fazer com que o cliente sinta a necessidade de ter o seu produto. 
  • Textos em mente, que tal pensar na carinha das peças publicitárias? Use as cores de sua identidade visual, use fotos chamativas e que despertem o desejo e se for usar texto que seja o mínimo possível para não poluir a imagem.
  • Começa a divulgar seus anúncios pré Black Friday, para deixar sua marca “quente” na mente dos consumidores que já lhe conhecem ou não.
  • Landing pages, banner, post de blog, peças para redes sociais e e-mail marketing já devem ser desenvolvidas e programadas para ser disparadas ao público nos dias e horários certos.

5 Estratégias de marketing para vender mais na Black Friday!

Seja Black Friday, Black Week ou Cyber Monday essas ideias de estratégias poderão ser úteis para angariar mais vendas ao seu negócio.

  1. Ofertas “da hora”

    Se você quer limpar o estoque de algum produto específico mais rapidamente, que tal criar senso de urgência?

    Exemplo: Não perca tempo, confira nossas ofertas de hora em hora!
    Polo masculina vermelha – Ralph Lauren – 50%Off hoje somente às 15h

  2. Brindes grátis

    Ofereça um mimo para o cliente que comprar determinado produto, não precisa ser algo de muito valor, mas que deixe seu cliente feliz de ter realizada aquela compra.

  3. Clientes VIP

    Sabe aquela listagem de clientes que já compraram com você, que tal fazer um e-mail marketing com uma oferta especial para eles com um desconto VIP ou liberando produtos antes de liberar para todo mundo.

  4. Amostra do que está por vir

    Uma dica simples, mas bacana é exibir nas suas redes sociais os produtos que estarão disponíveis na Black Friday, deixando um gostinho de vontade.

  5. Hashtags

    Use essas palavras-chave para permitir que mais pessoas que buscam por esses termos tenham acesso ao que você está oferecendo.

Você está preparado?

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para ajudá-lo nessa data tão importante para o comércio brasileiro. Se tiver dúvidas ou dicas para compartilhar deixe nos comentários abaixo. E se precisar de ajuda em suas ações, conte conosco!

Conheça o nosso trabalho e nos siga nas redes sociais!

Facebook | Instagram Youtube | Linkedin Google+ 

Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

O que fazer pós Black Friday? | Lynx ComunicaçãoPostado em11:31 am - nov 24, 2017

[…] Pós Black Friday […]

Deixe uma resposta