Como planejar o seu marketing para 2018

porThamyres Rodrigues

Como planejar o seu marketing para 2018

O ano de 2017 foi repleto de altos e baixos, o desemprego foi crescente, mas o número de novos empreendedores também ingressaram no mercado para fazer a diferença.

Pensando nisso, buscamos compartilhar algumas dicas para que você comece o ano com chave de ouro e bem mais preparado, através de um planejamento de marketing para 2018.

Iniciando o ano de 2018 com o pé direito

#1. Panorama do mercado

Tendo em vista o ano de 2017, tente fazer uma análise das estratégias adotadas pelos seus concorrentes e pelo mercado, para ver o que você pode tirar de proveito de tudo isso e aplicar de forma melhorada no seu negócio.

  • Quais as ações que eles tomaram?
  • Quais meios de comunicação utilizaram para atingir o cliente?
  • Tipo de linguagem adotada para engajar o público?
  • Que materiais eles ofertaram aos potenciais clientes?
  • Como eles vem ganhando mercado?

É sempre bom estudar a concorrência, tendo uma visão do que foi feito para se construir estratégias melhores e mais assertivas.

Se você ainda não fez um SWOT do seu negócio, está mais do que na hora!

#2 Quem é a sua equipe

Não adianta estudar o mercado lá fora e deixar sua casa do mesmo jeito. Conheça seus colaboradores, saiba como eles podem ser peças-chave para auxiliar no seu negócio.

Uma equipe competente, pode ter ótimas ideias para oferecer. Se você quer manter um nível padrão, comece ouvindo a sua equipe e dando todo o treinamento e conhecimento para que estejam todos afiados.

#3. Conheça bem os seus clientes

Antes de tudo, é essencial conhecer o seu público para traçar as melhores estratégias, assim você será muito mais assertivo e saberá qual o melhor caminho seguir.

As pesquisas são as melhores formas de descobrir quem é o seu cliente ideal e o que ele gosta!

Como saber mais sobre seus clientes?

  • Através de seus cadastros
  • Pelas redes sociais, caso vocês tenham um relacionamento mais estreitos
  • Por meio de dados do Google Analytics
  • Com base em dados de de e-mail marketing
  • E até mesmo com base no diálogo que você tem com seus clientes

Mas é claro, nada de achismo! Todos os dados devem ser reais para criar a sua persona (seu ideal de cliente fictício).

#4. Cronograma de Jornada de compra

Conhecendo o seu público é preciso que você crie um plano estratégico, definido as etapas de compra do seu cliente, sendo elas:

  • Conscientização da sua marca
  • Interesse sobre ela
  • Intenção de compra
  • Decisão final

Essas etapas serão importantes para que você determine os conteúdos de blog, e-mail marketing e também os posts para cada uma de suas redes sociais, tendo em visa que conhece bem os seus clientes.

A grande vantagem em fazer o marketing de conteúdo é que as pessoas que ainda não conhecem sua empresa, veram que você é especialista no seu ramo e poderão dar o próximo passo.

Crie uma planilha com dias, temas e nível da jornada de compra para qual você criará cada conteúdo. Tudo organizado será bem mais fácil para interagir com seu cliente de da melhor forma.

#5. Plano de ação de marketing

Tendo todas as informações necessárias, defina seu objetivo principal, coloque no papel ou planilha suas táticas de marketing e como serão executadas.

  • Detalhamento das ações
  • Ferramentas que serão utilizadas
  • Prazos e responsáveis
  • Verba disponível e distribuída para cada ação
  • E ao concretizar cada etapa registre suas métricas para saber o que descontinuar e o que aperfeiçoar.

Leia mais: Como montar meu plano de marketing!

Seu objetivo

O que você quer de hoje para o futuro? Qual a visão do seu negócio? Fazendo essas perguntas apontando os números e dados, você poderá ter um parâmetro de qual será o seu objetivo e qual será o papel do marketing para este objetivo.

  1. Gerar leads qualificados:
    Se este for o seu objetivo, pense no hoje. Você está fazendo um trabalho bacana de modo a separar os perfis certos para a equipe de vendas?Ou seja, você recebe vários contatos, mas quais são aqueles que realmente podem ser convertidos em clientes.

    Se você busca essa meta, então é preciso que se trabalhe e reveja as estratégias e campanhas de atração para atingir o público-alvo e persona certo.

  2. Vender para leads
    Como está o seu processo de vendas e suas qualificações de leads? Estes leads estão se convertendo em vendas?
    Avalie o que é preciso melhorar no processo dentro da empresa para chegar onde você deseja.
  3. Ser referência no mercado
    Quer ser um profissional que é procurado e atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio.É preciso que se trabalhe bastante o processo de busca orgânica, construção de materiais interessantes para atrair mais pessoas e com a sua experiência mostrar sua notoriedade nos negócios.
  4. Fidelizar clientes
    Trabalhar com seus clientes atuais de modo que esses clientes comprem novamente com você ou indiquem a sua empresa para outras pessoas.Para este objetivo você deve buscar sempre estar preocupado em manter e não deixar esse cliente de lado só porque ele já foi convertido em venda.

Espero que essas dicas sejam úteis para que você inicie bem o ano com estratégias de marketing mais inovadoras, criativas e assertivas.

Precisando de ajuda, nos colocamos a disposição para auxiliá-lo a traçar estes objetivos e fazê-los dar certo. Aproveite esse período de descanso para refletir e fazer diferente neste próximo ano.

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Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

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