O ano de 2017 foi repleto de altos e baixos, o desemprego foi crescente, mas o número de novos empreendedores também ingressaram no mercado para fazer a diferença.
Pensando nisso, buscamos compartilhar algumas dicas para que você comece o ano com chave de ouro e bem mais preparado, através de um planejamento de marketing para 2018.
Tendo em vista o ano de 2017, tente fazer uma análise das estratégias adotadas pelos seus concorrentes e pelo mercado, para ver o que você pode tirar de proveito de tudo isso e aplicar de forma melhorada no seu negócio.
É sempre bom estudar a concorrência, tendo uma visão do que foi feito para se construir estratégias melhores e mais assertivas.
Se você ainda não fez um SWOT do seu negócio, está mais do que na hora!
Não adianta estudar o mercado lá fora e deixar sua casa do mesmo jeito. Conheça seus colaboradores, saiba como eles podem ser peças-chave para auxiliar no seu negócio.
Uma equipe competente, pode ter ótimas ideias para oferecer. Se você quer manter um nível padrão, comece ouvindo a sua equipe e dando todo o treinamento e conhecimento para que estejam todos afiados.
Antes de tudo, é essencial conhecer o seu público para traçar as melhores estratégias, assim você será muito mais assertivo e saberá qual o melhor caminho seguir.
As pesquisas são as melhores formas de descobrir quem é o seu cliente ideal e o que ele gosta!
Mas é claro, nada de achismo! Todos os dados devem ser reais para criar a sua persona (seu ideal de cliente fictício).
Conhecendo o seu público é preciso que você crie um plano estratégico, definido as etapas de compra do seu cliente, sendo elas:
Essas etapas serão importantes para que você determine os conteúdos de blog, e-mail marketing e também os posts para cada uma de suas redes sociais, tendo em visa que conhece bem os seus clientes.
A grande vantagem em fazer o marketing de conteúdo é que as pessoas que ainda não conhecem sua empresa, veram que você é especialista no seu ramo e poderão dar o próximo passo.
Crie uma planilha com dias, temas e nível da jornada de compra para qual você criará cada conteúdo. Tudo organizado será bem mais fácil para interagir com seu cliente de da melhor forma.
Tendo todas as informações necessárias, defina seu objetivo principal, coloque no papel ou planilha suas táticas de marketing e como serão executadas.
Leia mais: Como montar meu plano de marketing!
O que você quer de hoje para o futuro? Qual a visão do seu negócio? Fazendo essas perguntas apontando os números e dados, você poderá ter um parâmetro de qual será o seu objetivo e qual será o papel do marketing para este objetivo.
Se você busca essa meta, então é preciso que se trabalhe e reveja as estratégias e campanhas de atração para atingir o público-alvo e persona certo.
Espero que essas dicas sejam úteis para que você inicie bem o ano com estratégias de marketing mais inovadoras, criativas e assertivas.
Precisando de ajuda, nos colocamos a disposição para auxiliá-lo a traçar estes objetivos e fazê-los dar certo. Aproveite esse período de descanso para refletir e fazer diferente neste próximo ano.
Caso tenha interesse, conheça nosso trabalho e solicite-nos um orçamento sem compromisso!
E nos siga nas redes sociais!
Sobre o Autor