Como montar meu planejamento de marketing?

porThamyres Rodrigues

Como montar meu planejamento de marketing?

planejamento de marketing
Tudo o que fazemos em nosso dia-a-dia necessita de um planejamento, como fazer as compras, administrar as finanças ou agendar tarefas pessoais ou profissionais. No mundo dos negócios não é diferente, e a melhor forma de auxiliar no crescimento de sua empresa é através da criação de um Planejamento de Marketing.

Neste artigo vamos ensina-lo a montar seu planejamento de marketing para auxiliar no encontro de soluções e acelerar o crescimento empresarial.

O que é planejamento de marketing?

É uma ferramenta que ajuda sua empresa a direcionar e sustentar todas as decisões de mercado, traçando as melhores estratégias reduzindo os erros.

Como montar meu planejamento de marketing?

O marketing é muito importante, pois é através dele que sua empresa, marca ou produto pode ser reconhecido no meio em que está inserido.

Quem deseja alavancar seu negócio precisa investir em métodos de divulgação, mas são tantas as formas que é necessário planejar de forma eficaz em que cada ferramenta ou método de marketing pode ser usado, como ser usado e quando ser usado.

A primeira etapa é o planejamento em si. Durante o processo de planejamento listaremos as etapas e as sub etapas de todo o processo.

  • Sumário executivo:

O sumário executivo é uma espécie de resumo onde estará inserido todo o seu planejamento de marketing. Nele deve conter informações importantes, como a situação atual do seu negócio, os objetivos e metas que devem ser alcançadas (missão, visão e valores), as definições de todo o processo e suas etapas, e também, a ideia geral do seu negócio e os esforços que serão investidos.

  • SWOTAnálise de ambiente (SWOT):

A análise de ambiente, também conhecida como análise SWOT (Strength = Força, Weakness = Fraqueza, Opportunities = Oportunidades, Threats = Ameaças)  é uma ótima ferramenta para auxiliá-lo a conhecer melhor o seu negócio e o mercado de atuação.

Através desta matriz você identificará seus pontos fortes, onde deverá sempre aprimorá-los, melhorar seus pontos fracos, se precaver das ameaças e apostar nas oportunidades ofertas, buscando estratégias efetivas de curto, médio e longo prazo.

  • Definição do público alvo:

Nesta etapa será identificado o perfil de seu público, buscando informações mercadológicas, regionais, psicológicas e comportamentais, para traçar uma ideia de quais pessoas são o foco da sua empresa;

  • Mercadológico: Existem diversos perfis de clientes, tipos de produtos e necessidades. Todos estes itens devem ser levados em consideração e identificar e quais oferecem mais oportunidades para o seu negócio.
  • Geográfico: O agrupamento dos consumidores é formado por fatores geográficos onde informações como país, região, cidade e bairro são inseridos. Este é um fator importante para saber como e de que forma se comunicar com o seu alvo.
  • Demográfico: Este define, o grau de instrução, gênero, idade e classe econômica do seu público.
  • Psicológico: O fator psicológico ressalta o estilo de vida da persona e suas habituais atitudes.
  • Comportamental: O fator comportamental engloba mais informações específicas, como hábitos de consumo, benefícios procurados, frequência de compra, lugar onde compra e etc.
  • Definição do posicionamento do mercado:

Esta etapa significa como o cliente vê o seu negócio, ou seja, você deverá definir a imagem que deseja transmitir ao público em relação ao seu negócio. Passe uma imagem clara e objetiva.

O cliente está sempre observando seu negócio, portanto não coloque em risco sua reputação. Isto servirá como previsão da ação de seus concorrentes e de que forma eles podem ameaçar o seu negócio. Lembre-se que seu cliente sempre irá em busca de suas promessas, então cumpra todas elas.

  • Definição da marca:

A marca é a identidade da sua empresa e deve traduzir a mensagem que vai ser passada, portanto será a forma que a mesma será reconhecida no mercado.

É preciso investir em um profissional, que faça toda a parte de identidade visual de sua empresa. Use um nome de fácil pronúncia, utilize fontes legíveis ao ler e cores sóbrias, mas que sejam atraentes. Isto tudo irá compor a “alma” de seu negócio, e deve passar uma boa impressão.

  • Definição de objetivos e metas:

Aqui deve-se traçar todos os objetivos que sua empresa almeja alcançar. Cada passo irá orientar suas ações e influenciar os resultados posteriores.

  • Definição das estratégias de marketing:

A estratégia de marketing irá definir como a sua empresa irá atingir todos os seus objetivos, metas e irá gerenciar o seu relacionamento com o mercado, de modo geral.

Implementação do plano de marketing.

Plano-de-marketingDepois de cumpridos cada um dos itens mostrados na execução do planejamento de marketing, agora sua empresa irá para a segunda etapa. Para a tal implementação é necessário traçar alguns itens:

  • O que? (Ação)
  • Como (De que forma)
  • Quando? (Período – tempo)
  • Quem (Responsável)
  • Quanto (Custo estimado)


O que?

Tudo aquilo que você pretende tomar como medidas estratégicas (ações) para solucionar algum problema do seu negócio. Para isto é interessante refletir e listar as possíveis ideias do que pode ser feito.

Como?
É importante detalhar como cada ação será realizada, para que fique claro a estratégia a ser executada.

Quando?
É o tempo estimado para a tomada de decisão. É de suma importância traçar metas para cada ação ocorrer, pois assim você terá que cumprir com o plano traçado e não haverá desculpas para não tê-lo concretizado.

Quem?
Determinar os responsáveis por cada ação a ser tomada.

Quanto?
Levantar o valor a ser investido para esta tarefa, tanto monetário como o tempo demandado.

Tente ser fiel a cada um dos itens estipulados neste plano de ação.

Avaliação e controle

E finalmente, a última etapa do Planejamento de Marketing, nesta etapa é onde se reduz a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, para assim garantir sua eficácia. Nesta etapa a avaliação deverá ser feita para indicar se a estratégia adotada deve ou não ser continuada, este é um ciclo constante e que o auxiliará a implementar melhorias. É por este motivo que ele deve ser realizado antes, durante e após a implementação do plano de marketing.

Agora que você já sabe como montar e executar um Planejamento de Marketing, contrate um profissional responsável que possa lhe orientar em cada uma destas etapas. Por isso a Lynx Comunicação preza pela qualidade e reconhecimento da publicidade e o marketing de sua empresa.

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Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

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