Como funciona o Facebook Ads?

porThamyres Rodrigues

Como funciona o Facebook Ads?

Estar presente nas redes sociais é quase que uma obrigatoriedade hoje em dia e deixar sua empresa dentro deste meio lhe abrirá portas para novos negócios. Entenda o que é e como funciona o Facebook Ads.

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma ferramenta de anúncios, criada para que empreendedores tenham a possibilidade de destacar ainda mais o seu negócio, aparecendo dentro das redes sociais para os seus potenciais clientes.

Antes de prosseguirmos conheça alguns termos técnicos que serão utilizados ao longo do texto:

Campanha:
É uma forma de se realizar uma ação publicitária visando divulgar o seu negócio. Neste caso é todo o planejamento da configuração a veiculação de seus anúncios.

Anúncio:
É a forma de divulgação paga realizada para promover um produto, serviço ou marca.

Conjunto de anúncio:
É o grupo de anúncios que será voltado para cada perfil de público. Ou seja, dentro de uma campanha você pode criar mais de 1 anúncio específico para cada nível do seu público.

Como funciona?

O Facebook Ads é uma plataforma de anúncios bem parecida com a do Google Adwords, porém relativamente mais simples de se configurar e não exige um orçamento tão alto.

Antes de tudo é preciso que você analise o quanto está disposto investir e se esse valor não é superior ao que você fatura hoje.

Em seguida é preciso ter uma conta no Facebook e uma Fan Page, após isso basta acessar o gerenciador de anúncios e iniciar as configurações da ferramenta ou impulsionar um post ou vídeo que já esteja em sua página.

Como criamos um anúncio no Facebook Ads:

 

1º Passo: Cria-se a campanha

Ao acessar o gerenciador de anúncios do Facebook Ads você irá se deparar com um botão para criar anúncio, mas antes de realizar esta etapa você deve fazer a seguinte pergunta:

Tela gerenciador de anúncios Facebook Ads

Qual é o objetivo do meu negócio para esta campanha?

O Facebook oferece algumas opções como:

  • Gerar conhecimento da marca direcionando-as ao seu site
  • Promover sua Fan Page ampliando o número de curtidas
  • Promover descontos e ofertas
  • Promover um evento
  • Promover uma publicação em sua página
  • Promover algum aplicativo (Downloads ou aumentar o número de usuários)
  • Direcionar seus potenciais clientes à sua loja física
  • Aumentar as suas vendas na internet ou em sua loja física (Fase de conversão)

Criando anúncios Facebook Ads

Tendo em mente o seu objetivo o próximo passo é conhecer a estrutura de criação de anúncios.

2º Passo: Configurar o conjunto de anúncios

Independente se você criar um ou mais anúncios, nesta fase determinamos o público tornando-o mais específico  com dados como sexo, idade, localização, escolaridade, estado civil, interesses e etc.

E determinar o valor de investimento diário da campanha e onde será veiculada dentro do Facebook Ads.

Você pode escolher um local específico ou veicular por todos os tipos de locais em que o Facebook Ads permite inserção de anúncio. Sendo eles:

  • Feed de notícias do desktop
  • Feed de notícias móvel
  • Coluna da direita no desktop
  • Instagram

Nesta etapa você definirá seu orçamento. A campanha pode ser ativada durante 1 mês ou pelo período que desejar, você pode optar por inserir um orçamento diário sendo o mínimo R$1 ou um vitalício, ou seja, R$XX,XX durante período Y.

3º Passo: Criar o Anúncio

Nesta etapa definimos as imagens a serem utilizados para veicular o anúncio, o formato do anúncio, título, descritivo e o local para onde seu anúncio levará o leitor.

Formatos de anúncio:

  • Carrossel (Anúncios com 2 ou mais imagens/videos)
  • Imagem única (Permite criar até 6 anúncios com 1 imagem sem custo)
  • Vídeo único (Veicula um vídeo)
  • Apresentação multimídia (Anúncio em vídeo com até 10 imagens)
  • Coleção (Novidade! Exibe uma coleção de produtos que podem ser adquiridos diretamente do dispositivo móvel, permitindo quem toque neste anúncio confiram mais produtos ou saibam mais).

Leia mais: Como fazer anúncios atraentes no Facebook

Quando posso começar a anunciar no Facebook Ads?

Você pode começar hoje mesmo seguindo os passos que falamos anteriormente. Vamos recapitular rapidamente:

– Estabelecendo um orçamento para investir nas campanhas
– Definir seu objetivo de anúncio
– Definir o público
– Criar o anúncio
– Veicular e monitorar

Dica extra!
Ao criar o anúncio faça uma arte bacana que não seja muito invasiva, afinal é uma rede social, não uma rede de classificados. Busque um layout clean, utilize pouquíssimo texto na imagem e capriche no título e descritivo para chamar a atenção.

Quero anunciar!

Precisando de ajuda para criar e gerenciar os seus anúncios no Facebook Ads, conte com a Lynx Comunicação para auxiliá-la(o)!

Esperamos que tenha gostado e aprendido com o conteúdo. Dúvidas deixem nos comentários.

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Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

7 dicas de marketing para PME! | Lynx ComunicaçãoPostado em12:33 pm - nov 10, 2017

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