Em toda a ação que você vier a fazer para a sua empresa, é preciso ter um planejamento prévio para garantir que todas as etapas saiam de acordo com o objetivo esperado. Desta forma a análise SWOT pode ser uma ótima alternativa e ponto de partida para esquematizar suas ações.
A sigla SWOT (Strong, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) surgiu para identificar os fatores ocorrentes no ambiente interno e externo do seu negócio, visando uma análise sobre o que aprimorar e quais mudanças aplicar para resolver as situações que se encontravam negativas dentro da empresa ou no mercado de atuação.
Basicamente a matriz de análise SWOT, compila todas as informações em um formato que fiquem mais visível para a tomada de decisões.
Para inciar a análise vamos entender melhor como funcionam cada um dos quadrantes.
Força é tudo aquilo que te impulsiona ou te dá energia ou capacidade para fazer alguma coisa. Analisar este fator é muito importante para ajudá-lo a ver quantas coisas positivas você tem a redor de sua empresa e como pode ser até um diferencial para o seu negócio.
A primeira pergunta que você deve fazer é: O que fortalece o meu negócio?
Existe uma infinidade de perguntas que você pode se fazer para identificar tudo o que há de bom dentro do seu negócio.
Ainda analisando o ambiente interno, agora é preciso identificar aquilo que torna o seu negócio vulnerável e que você tem a consciência de que é preciso melhorar.
A questão agora é listar tudo aquilo que você encara como que precise ser melhorado. É claro que essa etapa é complexa e você precisará da opinião de sua equipe para identificar esses pontos.
Agora olhando para o mundo lá fora, o que seria possível de identificar como uma forma de transformar o seu negócio? A oportunidade nada mais é do que o momento da mudança positiva, uma ocasião para melhorar sua situação.
Fique atento a tudo aquilo que acontece a sua volta, acompanhe notícias do seu ramo, jornais e até mesmo a legislação para identificar as oportunidades perfeitas para dar um “up” no seu negócio.
Da mesma forma que há coisas que nos impulsionam, há certas situações que nos desmotiva ou que nos brecam de fazer alguma coisa. As ameaças são tudo o que nos influenciam negativamente e podem nos prejudicar.
Este é um ponto que se deve ter muita atenção e cautela para não prejudicar seu planejamento estratégico.
Este planejamento será um diagnóstico para o seu negócio e deve conter dados reais da sua organização e se concentrar em um período de médio e longo prazo devendo ser adotada para auxiliar nas tomadas de decisões.
É importante fazer bastante pesquisas e tomar a concorrência como uma forma de fazer um comparativo, buscando sempre explanar melhorias. Para iniciar como mencionamos anteriormente, é preciso listar informações do ambiente interno e externo de forma que fique simples de visualizar.
Este método é bem fácil de fazer, não exigindo muitos segredos para iniciar, mas quanto mais pesquisas você efetuar, mais rico e melhor será a quantidade de informações que poderão ser trabalhadas.
Confira os passos para montagem:
Se você achou a ferramenta SWOT muito complexa ou não sabe como desenvolver um plano de marketing, sugerimos a leitura do nosso artigo:”Como montar meu planejamento de marketing?” ou se preferir nos colocamos a sua disposição para fazer todo esse trabalho e encontrar as melhores oportunidades para alavancar a sua marca.
Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br
Aproveite e acompanhe-nos nas redes sociais:
[…] você ainda não fez um SWOT do seu negócio, está mais do que na […]
Sobre o Autor