Como escolher nome para empresas?

porThamyres Rodrigues

Como escolher nome para empresas?

Empreender não é um dom, arte, mas sim algo em que você deve usar todo o seu conhecimento, potencial e força de vontade para fazer dar certo. E eis a primeira questão quando você decide que é a hora de empreender, qual nome para uma empresa de sucesso?

Hoje você vai aprender algumas dicas para auxiliar neste processo criativo e escolher o nome perfeito para o seu  negócio.

Antes de tudo vamos personificar o seu negócio pensando nela, suas características, propósitos e o que você deseja transmitir para o seu público, desde a imagem até seus melhores atributos.

– Qual é o mercado que sua empresa atua?
– Quem é sua empresa e o que ela faz? Qual seu diferencial?
– Quais são as crenças deste negócio e seus valores sociais?
– Como você vê o seu negócio daqui há 5 – 10 anos?
– Como as pessoas devem ver o seu negócio?

Tendo a ideia de como você quer a imagem que sua empresa transmita ao mercado, você já criará um conceito e valor de marca.

Técnicas para a escolha do nome

Uma das tarefas mais importantes e mais difíceis ao criar um novo negócio é a escolha do nome ao qual o seu negócio ficará conhecido.
Como escolher o nome de um filho, o do seu negócio deve remeter ao que você faz, seja impactante e memorável.

  1. Pesquise e inspire-se

    Usar da criatividade para compor seu nome é essencial para se diferenciar dos seus concorrentes, você pode utilizar recursos para auxiliar o processo criativo, tais como:

    Segmentação: Usar termos relacionados ao seu negócio para compor o nome
    Ex: Perdigão, Frangasso, Mercado Livre.

    Regionalização: Atribuir o nome de um local a sua marca
    Ex: Rio quente ressorts (Localizado em Rio Quente – GO)

    Público: Um nome que seja voltado ao nicho que está atuando.
    Ex: Natura Mamãe e bebê e Imaginarium.

    Produto: Um nome que componha o que você vende e que com certeza vai ser fácil de ser lembrado.
    Ex: Gelateria Parmalat, Brothers Açaí e Casa do pão de queijo.

    Leia também: Quanto vale a sua marca?

  2. Uso de siglas

    Grandes empresas como a General Motors (GM) e Serviço Social da Industria (SESI) por exemplo, utilizaram de siglas para facilitar a identificação de seus negócios. Você pode apostar nestas ideias para desenvolver sua marca, desde as primeiras letras dos nomes dos sócios ou que resumam o seu negócio, como foi o caso do SESI.

  3. Após o estudo faça brainstorm

    Brainstorm é uma técnica onde reune-se pessoas que jogam no ar diversas ideias, que vão sendo anotadas e dando origem a novas outras possíveis ideias para nomes, campanhas, entre outras estratégias de marketing.

    Utilizando dessa estratégia jogando no ar uma “tempestade de ideias” de possíveis nomes, sem desprezar ou julgar as ideias iniciais e anotando em um papel, seu processo criativo se iniciará para a escolha perfeita!

  4. Nome escolhido, faça uma análise final

    Após pensar selecione até 3 ideias e faça uma analise para ver se o mesmo se enquadra ao propósito do seu negócio, verifique:

    – É de fácil pronúncia e escrita?
    – É fácil de lembrar?
    – Não é muito grande?
    – Traduz a mensagem que deseja passar sobre o que é o seu negócio?
    – Seu público identificará facilmente seu nome ao que você vende?
    – Possui duplo sentido? Se sim, aborte essa ideia, pode ter conotação negativa!
    – É parecido com o de um concorrente? Aborte!
    – Já está registrado? Caso não, ótimo, se for o nome definitivo, faça o registro.

O que fazer após escolher o nome da sua empresa?

Com o nome definido é importante que você registre sua marca ou compre sua patente. Através do INPI, você consegue visualizar se tem permissão para o uso e pagando uma taxa, você consegue ser detentor dos direitos do mesmo por 10 anos. Após este período é necessário que você renove.

Consulte as taxas para registro de marca no site da INPI.

Próximo passo: Logo

Criando seu nome e registrando a sua marca o próximo passo é desenvolver seu logo e identidade visual e isso nós podemos lhe ajudar.

O que é um logo? AGENCIA LYNX COMUNICAÇÃO

Está precisando de um logo, confira nosso artigo! Clique na imagem!

Caso tenha interesse, conheça nosso trabalho e solicite-nos um orçamento sem compromisso!

E nos siga nas redes sociais!

Facebook | Instagram Youtube | Linkedin Google+ 

 

Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

edson ramosPostado em7:11 pm - maio 25, 2020

parabéns, top de linha a sua postagem, me ajudou muito na minha escolha

Deixe uma resposta