Como definir palavras-chave?

porFran Dias

Como definir palavras-chave?

Todo artigo que você lê na internet tem um foco específico em um assunto não é mesmo?

Entretanto para que este assunto tenha visibilidade, é importante utilizar as palavras-chave certas para que o usuário encontro o seu site ao buscar sobre este tema.

Neste artigo você vai aprender sobre essa ferramenta essencial para auxiliá-lo na criação de conteúdo de sua empresa.

O que são palavras-chave?

Palavras-chave, ou Keywords, são palavras únicas ou compostas que possuem a função de facilitar a busca de um termo específico ou similar, afinal com inúmeros conteúdos na internet, aqueles que adotarem as melhores palavras terão mais chances de serem vistos.

Podem ser compostas por uma ou  duas palavras e são importantíssimas para que os mecanismos de busca funcionem trazendo conteúdos relevantes. Quanto mais palavras-chave sobre um determinado assunto tiver, mais resultados de busca aparecerão.

Como posso criar minhas palavras?

O uso das palavras deve ser coerente com o artigo proposto, a mesma pode conter variações ou sinônimos e não devem ser utilizadas excessivamente para que os mecanismos de busca (Google ou Bing) reprovem o seu conteúdo, por acharem que você está violando as regras de SEO.

Mas, como posso criar palavras-chave efetivas para meu texto? Confira algumas dicas de como criar:

  • PENSE COMO SEU CLIENTE:

    Ao criar uma lista de palavras-chave, é necessário pensar como um cliente, coloque-se em seu lugar e defina quais os termos e palavras que possivelmente seriam usadas por seus clientes para descrever os produtos da empresa, marca ou negócio.

  • PALAVRAS ESPECÍFICAS:

    Utilize palavras específicas para clientes específicos, ou seja, se seu negócio é voltado para o público infantil, utilize palavras que tenham uma relação com este público. As chances de sua página ser encontrada é muito maior.

  • NÚMEROS:

    Utilize uma quantidade de palavras-chave necessária para um determinado anúncio, por exemplo, entre 5 a 20 palavras. Não se esqueça que essas palavras devem ter relação com o tema de seu anúncio; tudo deve ter sentido e estar conectado!

  • PALAVRAS RELACIONADAS:

    Utilize palavras relacionadas aos sites ou aplicativos que seu público utiliza com certa frequência.

  • PALAVRAS ABRANGENTES:

    Utilizar palavras-chave mais populares e abrangentes ajudam a sua empresa a ter mais resultados. Só tome cuidado para não utilizar palavras muito corriqueiras, para que os resultados de buscas não direcione à página de outra empresa.

Existem algumas ferramentas que podem ser úteis para escolher as melhores palavras como acessando o próprio buscador e digitando uma palavra e o mesmo te apresentará algumas ideias para sua palavra, veja a figura abaixo:

Busca de palavras-chave Google Search

Ou rolando a tela até o final e conferir as palavras relacionadas ao termo. Confira:

Pesquisa relacionada

Outro recurso muito bom de ser utilizado é o planejador de palavras-chave do Google Adwords, que permitirá que você visualize outras sugestões de termos a serem utilizados para ampliar suas ideias.

Quem pode utilizar este recurso?

Qualquer marca, produto, empresa ou negócio deve se utilizar dos recursos da internet para sua divulgação. Quanto maior a divulgação, mais clientes será possível conquistar. Portanto, utilize o máximo de recursos possíveis que a internet pode oferecer, como a escolha certa das palavras-chave.

Quando posso inserir uma Keyword em meu texto ou anúncio?

É importante utilizar-se sempre das palavras-chave em todo o conteúdo que você for produzir, seja uma imagem como um banner, post para blog, redes sociais, vídeos no Youtube e etc. Desta forma quanto mais identificado seu conteúdo for, mas fácil será das pessoas o acessarem e ele se tornar referência para novas pesquisas.

Onde elas são inseridas?

Você pode trabalhar com as palavras no título, espalhadas moderadamente no corpo do texto, em um subtítulo e na conclusão, assim os buscadores poderão escanear o seu conteúdo e averiguar que o mesmo fala do tema proposto e pesquisado pelo usuário.

Nos blogs existem algumas ferramentas pagas e gratuitas que o auxiliam mostrando se você utilizou uma quantidade suficiente, pouca ou excessiva de keywords, orientando-o a otimizar seus textos para  que se tornem cada vez melhores.

É necessário investir neste recurso?

Adicionar palavras-chave em si não há custos financeiros, apenas se você utilizar serviços como Google Adwords ou Bing Ads, que cobra uma taxa para colocar seus anúncios nos topos dos sites de pesquisa, através do leilão de palavras.

Confira também nosso artigo sobre: O que são Links Patrocinados e SEO?

Quer que seus anúncios sejam facilmente encontrados? Contrate um profissional que gerencie seus anúncios.

Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br

Aproveite e acompanhe-nos nas redes sociais:
Facebook Lynx Comunicação  Youtube Lynx Comunicação   Linkedin Lynx Comunicação  Google + Lynx Comunicação   Instagram Lynx Comunicação

Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

Deixe uma resposta