Chatbot seu assistente de negócios!

porThamyres Rodrigues

Chatbot seu assistente de negócios!

Antigamente ser atendido por uma secretária digital era algo desconfortável para muitas pessoas, pois era monótono e sem calor humano. Mas o chatbot chegou para revolucionar o atendimento digital tornando-o mais personalizado e com um toque humano.

Se você já pensou em melhorar a qualidade de atendimento dos seus clientes através do site, Facebook ou mesmo por aplicativos e focar em situações e eventos que exijam mais de você e de sua equipe. Que tal terceirizar esse tipo de comunicação de modo mais personalizado, sem cara de robótica, mas utilizando um robô para isso?

Conheça o que é e como funciona os chatbots e utilize esta estratégia na sua empresa.

O que é chatbot e como funciona?

O chatbot é um programa que utiliza de inteligência artificial para aprender com os clientes e trazer um atendimento muito mais personalizado do que uma “secretária eletrônica”.

Também conhecido como bot ou assistentes virtuais, são basicamente robôs que cuidam dos chats das empresas, funcionando como um F.A.Q (Perguntas Frequentes) onde o robô oferece um atendimento com retorno imediato da solução de um problema – 24 horas por dia.

Essa ferramenta é excepcional para otimizar o processo de atendimento, resolvendo questões como dúvidas mais básicas, direcionando apenas a sua equipe de vendas, clientes que buscam uma resposta mais complexa do que o robô está configurado a responder.

Embora exista o uso de inteligência artificial, há algumas versões mais simples que não utilizam o recurso de aprendizagem.

Como o robô pode lhe ajudar?

Os bots podem ser utilizados por qualquer tipo de negócio com objetivos distintos. Confira abaixo o que o assistente virtual é capaz de realizar:

  • Solucionar dúvidas e problemas diversos (FAQ e SAC);
  • Ser intermediário no processo de vendas;
  • Engajar clientes potenciais e entretê-los;
  • Gerar novos leads;
  • Aprimorar o atendimento dentro de e-commerces;
  • Realizar campanhas de marketing;
  • Transformar pesquisas de satisfação em diálogos agradáveis;
  • Realizar agendamento e reservas;
  • Fortalecendo o branding da empresa;
  • Demonstrar um bom atendimento e preocupação em responder ao cliente.

Benefícios

Se você ainda não está convencido de utilizar essa estratégia no seu negócio, confira outras vantagens:

  • Redução de custos, pois seus atendentes e vendedores ficarão focados em tarefas de maior dificuldades;
  • Escalabilidade, afinal com a ferramenta seu atendimento virtual vai além de 8h diárias;
  • Atendimento de qualidade, oferecendo uma comunicação personaliza e em tempo real, seus potenciais clientes ficarão muito mais satisfeitos.

Chatbot para Facebook

Após desenvolver a personalidade perfeita do seu robô com base em sua persona, utilizar os bots em suas páginas corporativas da rede social, permitirá ampliar o engajamento, oferecer um suporte vitalício e angariar novos clientes filtrando em interessados e não interessados.

Pelo Facebook o chatbot tem a capacidade de analisar o perfil da pessoa que está navegando e oferecer melhores soluções como:

  • Indicação de produtos ou serviços
  • Sugestão de conteúdos que possam ser interessantes
  • E até mesmo proporcionar desafios para seus clientes

Como posso utilizar meu bot?

Você pode criar um robôzinho a partir do próprio Facebook e entre outras ferramentas que o auxiliarão a criar seu próprio robô e conectar com o seu Facebook ou site, caso deseje utilizar o chatbot como seu secretário virtual.

Mas caso deseje algo mais complexo, não exite em contatar um profissional para realizar esse tipo de serviço.

A forma do diálogo vai depender do seu tipo de negócio e do planejamento para a criação do robô, dentro desta conversa você poderá utilizar imagens, links, formulários e até mesmo botões iniciando um diálogo com boas vindas e encorajando o cliente para um próximo passo.

Agregando produção de conteúdo ao seu negócio

Sabemos que a produção de conteúdo é ótima forma para auxiliar seus leads a se conscientizar mais sobre seus produtos e serviços, aliando esses conteúdos para respostas do seu chatbot, além de auxiliar no seu engajamento, a possibilidade de seus potenciais clientes subirem em novas fases até chegarem à venda é muito maior.

Unindo a ferramenta com esta outra estratégia de marketing, você estará munido de oportunidades.

Então, agora que você descobriu todos os benefícios que o chatbot pode proporcionar o seu negócio, então que tal colocar na prática? Crie seu robô e uma comunicação personalizada para ele e automatize todos os processos de sua empresa, você só terá a ganhar.

Se você precisar de uma equipe para produzir seus conteúdos para blog e redes sociais, conte com a Lynx Comunicação para auxiliá-lo neste processo.

Se você ainda não conhece nosso trabalho, dê uma olhadinha em nosso site e nas redes sociais, que estão disponíveis nos links abaixo.

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Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

Ferramentas sociais como chat no seu site | Lynx ComunicaçãoPostado em3:06 pm - fev 2, 2018

[…] Automatização do chat, como já falamos no artigo sobre chatbot. […]

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