Porque minhas lojas virtuais precisam de blog?

porThamyres Rodrigues

Porque minhas lojas virtuais precisam de blog?

Em artigos anteriores conversamos da importância do blog para a sua empresa, porém ainda muitos proprietários de e-commerce não estão adotando a esta prática.

Que tal ficar a frente da concorrência, engajar o seu público e obter maior retorno com tráfego, branding e possíveis vendas?

Confira nosso artigo e saiba como adotar essa estratégia para as suas lojas virtuais.

O que é blog?

Se você não acompanhou os outros posts, saiba que o blog pode ser um site específico ou uma página dentro do seu site, onde você atualizará frequentemente com notícias sobre a sua área (mercado), seus produtos, dicas de melhor aproveitamento e etc.

O blog será o canal de comunicação entre você e seu cliente, permitindo que haja maior interação e identificação já que a partir dele você gera confiança no usuário.

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Blog para e-commerce/lojas virtuais

Muitas pessoas passaram pelo seu site, alguns que já conhecem o que você tem a oferecer e outros que nunca viram o seu trabalho e porque não incentivá-los a confiar no que você faz?

Busque criar artigos que eduquem e proponham autoridade de sua empresa. Exemplo:

  • Novidades que vem por ai. (Vestuário: Novos tecidos, tendências de cores e da moda).
  • Dicas de clientes ou entrevistas. (Utensílios doméstico: Dica de doce da D. Joana feita com a batedeira Super X)
  • Variedade de uso do objeto. (Decoração: Pote de vidro para acomodar flores, materiais de escritório, doces, bolinhas decorativas, etc)
  • Modo de uso. (Eletrodomésticos: Passo a passo da lavadora lava e seca)
  • Nicho de mercado. (Móveis: Tendências de decoração, ambientes, etc)

A importância do blog no e-commerce

  • Descobrir os interesses dos seus clientes. O que eles gostam? Onde eles consomem meus conteúdos? Quem são meus clientes?
    Desta forma você abrirá conhecimento também para descobrir em quais canais investir como redes sociais, Google, E-mail marketing e etc.
  • Faz com que sua empresa seja notada.
  • Passa credibilidade e confiança aos clientes.
  • Denota a personalidade do seu negócio.
  • Aumentar seus leads, já que dentro do blog você consegue oferecer materiais com conteúdos interessantes como e-books, infográficos e solicitando um  pequeno cadastro para que o usuário tenha a informação.
  • Auxilia na busca orgânica (SEO), pois permite que os buscadores exibam mais páginas do seu site e consequentemente a visibilidade de sua marca aumenta.

Como gerar conteúdos para o seu negócio?

  1. Se você está começando uma ideia legal é criar artigos que respondam as principais dúvidas dos seus clientes. Se você possui uma equipe de suporte (atendimento), essas questões aparecerão facilmente.
  2. Convide sua equipe para gerar ideias ou contribuírem através de brainstorm (tempestade de ideias, onde palavras aleatórias são jogadas para definir um nome, campanha, conceito ou o que for o seu objetivo).
  3. Guest post, convide especialistas do setor para auxiliá-lo nesta tarefa, eles poderão contribuir e além disso também gerar credibilidade e bom posicionamento nos motores de busca.
  4. Pergunte aos leitores. Após um tempo pedir auxílio ao seu público lhe auxiliará a criar conteúdos ainda mais relevantes.

Dicas adicionais 

#1 Adote um layout clean e de fácil navegabilidade, se pensar em criar um blog já com o intuito de bombardeá-lo de propagandas com foco em vendas o usuário poderá ser desencorajado a continuar a visita.

#2 Mantenha a frequência de posts e compartilhamento nas redes sociais. Evite postar uma semana e deixar vários dias sem novas publicações e também crie uma rotina de horários para que seu público saiba que haverá conteúdos novos naquele dia e horário.

#3 Otimize seu conteúdo com palavras-chave no título, url, descritivo e ao longo do texto para que seus artigos sejam encontráveis.

#4 Busque títulos e temas atraentes para o seu público.

#5 Meça seus resultados e saiba como melhorar e o que continuar a fazer!

Adotar a prática de trabalhar com marketing de conteúdo como ferramenta lhe proporcionará mais resultados e auxiliará no conhecimento de suas lojas virtuais.

Prepare sua jornada para gerenciar e construir conteúdos relevantes, é uma tarefa que leva tempo, estratégia e monitoramento mas que no final será enriquecedor para as suas lojas virtuais.

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Sobre o Autor

Thamyres Rodrigues author

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Apaixonada por filmes, séries, dança e livros de romance e aventura.

Como iniciar minha loja online? | Lynx ComunicaçãoPostado em4:39 pm - jan 19, 2018

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