Criar um logo é uma arte! São tantos os detalhes para fazer com que uma imagem remeta a mensagem que sua empresa deseja passar.
São tantos os desafios para chegar no layout perfeito, desde as pesquisas de referência, a ideia perfeita para o símbolo, a fonte ideal e a cereja do bolo as cores usadas para associar sua empresa à marca.
No mundo dos “sobrinhos”, criar um logo é algo simplório e qualquer pessoa que tenha um computador e internet pode fazer, mas não é bem assim. Saiba quais erros não cometer ao criar o seu logo.
Uma marca de valor, precisa ser desenvolvida com base em conceitos, estudo, referências como inspirações e principalmente com as ferramentas certas.
Se sua empresa quer mostrar uma imagem profissional, não pode criar o ponto focal da sua identidade visual de qualquer jeito
Um profissional irá saber como lhe orientar, lhe explicará o porquê de cada detalhe e principalmente, garantirá que você obtenha o arquivo aberto (logo em Illustrator ou Corel Draw), para que você possa utilizar quando quiser e sem danificar a qualidade do mesmo.
Valorizando o profissional apto para este trabalho, você valoriza sua marca, que sairá de acordo com o esperado, qualidade e imagem desejada.
Um logo é algo único e exclusivo da sua empresa, não se deve NUNCA, buscar uma imagem na internet e utilizá-la para representação gráfica do seu negócio.
O primeiro ponto é, devido o direito de imagem. Tudo o que está na internet não significa que é de domínio público, ou seja, que você pode e deve usar quando e onde quiser.
Existem bancos de imagem pagos onde você poderá adquirir uma imagem ou símbolo para utilizá-los com uma licença para fins comerciais.
O segundo ponto é, que podemos sim nos inspirar em um símbolo para criar um logo, mas mesmo tendo o banco de imagem como aliado, o ideal é personalizar o seu próprio símbolo.
Certo dia meu amigo Rodrigo, desenvolveu ele mesmo o logo de sua empresa de tecnologia.
Tio de uma menina pequena, foi surpreendido, quando a criança questionou se o tio estava fazendo propaganda no jornal.
Ao olhar no jornal, ele visualizou que o símbolo que ele usava no seu logo, também era o mesmo símbolo utilizado, só que por uma imobiliária.
Então, é possível visualizar os riscos que você pode correr pegando uma imagem pronta da internet.
Muitas empresas buscam símbolos sofisticados e com uma imagem certas vezes de difícil associação.
Isso não é algo proibido de ser feito, mas se você busca que seus clientes associam sua marca, como diz o chefe de cozinha Henrique Fogaça: “Menos é mais!”
Pense em empresas como a Apple, Carrefour, Volkswagen, todas possuem sua essência e simplicidade, mas transmitem a mensagem desejada.
É super importante ter uma versão de logo positivo (preto em fundo branco) e negativo (branco em fundo preto), pois suas cores principais podem não se adequar a qualquer fundo ou imagem colorido, fazendo uma confusão visual.
Quanto às cores principais utilizadas, fizemos um artigo a respeito da psicologia das cores, onde você pode entender a importância de escolher o tom certo para sua marca.
Tenha em mente que a escolha errada da cor pode ter uma conotação negativa para a sua marca.
Fontes manuscritas ou cheia de detalhes, além de combinação de diferentes fontes não são ideais.
Você deve pensar sempre na legibilidade da sua marca, pequena ou grande as pessoas tem de entender o que está escrito.
Muitas fontes para um logo causam confusão visual e esteticamente não ficam legais.
Não é raro olhar para um logo e enxergar outra forma.
Por isso muito cuidado, se o seu designer criou algo que remeta à algo ofensivo, pornográfico ou que lembre outra coisa menos o que era o intuito para ser sua marca devolva o projeto imediatamente.
Afinal todo mundo buscar uma imagem positiva do negócio!
Só para que você tenha conhecimento, nunca se aumenta ou diminui o logo achatando, isso distorce a imagem da sua empresa.
E nunca se envia para a gráfica o seu logo em JPG para impressões, busque sempre fornecer o arquivo aberto (.ai ou .cdr)
Espero que tenha gostado de nossas dicas e se precisar criar ou remodelar o seu logo, conversa com a gente e deixe o sobrinho fazer outras atividades! #FicAaDica
Caso tenha interesse, conheça nosso trabalho e solicite-nos um orçamento sem compromisso!
E nos siga nas redes sociais!
Sobre o Autor